Pato Branco ganha Centro de Educação Ambiental

Dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Buriti, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, ganhou nesta terça-feira (04) um centro de educação ambiental. O objetivo é fortalecer o propósito de preservação da biodiversidade da Unidade de Conservação (UC) – o local também abriga um dos 19 viveiros de mudas do Instituto Água e Terra (IAT).

A nova estrutura foi construída por meio do projeto Apoie um Viveiro, desenvolvido pelo órgão ambiental, e que visa a doação de bens, insumos e serviços para a melhoria da infraestrutura dos locais.

No caso de Pato Branco, o projeto foi viabilizado por meio de um investimento de R$ 351.822,90 da Coopertradição, importante cooperativa da região. Além de incluir o mobiliário e a reforma do prédio do centro de educação, que era uma antiga estação de guarda-parque, o repasse permitiu reforçar a cobertura da estufa do viveiro.

O Centro de Educação Ambiental do Buriti conta com um miniauditório, paredes envidraçadas que integram o ambiente à mata nativa da UC, banheiros, cozinha, sala para trabalhos administrativos e mesas para atividades práticas e lúdicas. O espaço também foi totalmente planejado para receber pessoas com algum tipo deficiência física, possibilitando uma educação ambiental mais inclusiva.

Como explica o chefe do escritório regional de Pato Branco do IAT, Jean Pierr Brandelero Franca, a ideia é que o complexo seja utilizado em ações com escolas da região.

“Nós planejamos fazer um convênio com as secretarias de educação para trabalhar a educação ambiental com crianças de escolas municipais. A ideia é usar o centro para mostrar para os estudantes vídeos e exposições sobre a importância da conservação ambiental, com possibilidade um passeio técnico pelo viveiro e também nas trilhas da UC, com explicação detalhada sobre a fauna e a flora da região”, destaca.

#AEN

Foto: IAT