Deputados comemoram reabertura da Fafen-PR
Os deputados e deputadas do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná participaram na quinta-feira (15), ao lado do presidente Lula, da solenidade de retomada das obras da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR), em Araucária. Durante a cerimônia, que contou com a presença de centenas de petroleiros, químicos, lideranças políticas, sindicais e movimentos sociais, Lula anunciou investimentos da Petrobras no estado, com R$ 3,4 bilhões na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e R$ 900 milhões na Fafen.
Para os parlamentares, a reabertura da Fafen-PR é resultado de um processo que envolveu diálogo entre representantes da fábrica, governo federal e o setor produtivo. Eles avaliam que a retomada das atividades vai impactar positivamente o estado.
Produção em maio de 2025
Na Fafen Paraná, os investimentos iniciais são para retirar a fábrica da hibernação, o que necessita da contratação de serviços de manutenção e da aquisição de materiais críticos. A intenção é que a fábrica volte a produzir ainda no primeiro semestre de 2025, com capacidade de atender ao menos 8% das necessidades do mercado nacional de fertilizantes.
Ao todo, a operação será capaz de produzir 720 mil toneladas de ureia e 475 mil toneladas de amônia anualmente, além de 450 mil metros cúbicos do Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) por ano.
Durante o processo de reativação da Fafen PR, a Petrobrás estima que mais de 2 mil postos de trabalho sejam gerados e que cerca de 700 empregos diretos sejam mantidos após o início das operações.
Esses recursos serão destinados à manutenção e a novos projetos, incluindo a implantação de uma unidade de hidrotratamento de médios (HDT) para aumentar a produção de diesel S10 e melhorias na eficiência energética, visando reduzir a pegada de carbono e aumentar a produção de derivados para atender à demanda do mercado.