Itaipu promove Semana de Segurança da Informação
A 7ª Semana de Segurança da Informação (Seginf), promovida pela Superintendência de Informática e pela Assessoria de Compliance da Itaipu Binacional, terminou nesta quinta-feira (12) anunciando os ganhadores do desafio Capture the Flag. A competição de segurança cibernética coloca os participantes diante de desafios técnicos em situações que simulam cenários reais de segurança, ajudando a aprimorar habilidades práticas em um ambiente controlado.
Além da competição, os participantes também tiveram três dias de aprendizado sobre diversos temas relacionados à segurança cibernética, abrangendo desde Inteligência Artificial até a recente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para o chefe da assessoria de Compliance da Itaipu, Alexandre Mugnaini, esse é um tema importante.
“A LGPD não é apenas uma questão de aderência à lei, mas de pensar nas pessoas como cidadãs. Nossos dados pessoais são nosso principal ativo, representando nossa credibilidade e honra. O direito à privacidade deve ser de conhecimento de todos, e a conscientização é fundamental para a empresa e para os indivíduos”, explicou Mugnaini.
O superintendente de Informática da Itaipu, Everton Schonardie Pasqual, fez um balanço positivo do evento. Pasqual destacou que, em média, 350 pessoas participaram diariamente da Seginf, ressaltando a significativa participação on-line. O evento teve a participação de brasileiros(as) e paraguaios(as).
“A semana contou com diversas exposições, focadas principalmente na conscientização sobre segurança. Tivemos duas palestras técnicas para os interessados em detalhes mais profundos. A ideia principal foi mostrar aos usuários de Itaipu e das Fundações [Itaipu Parquetec, Fundação Itaiguapy e Fibra] que o elemento mais crucial para a segurança da informação é a própria pessoa, o funcionário no seu dia a dia, incluindo estagiários e empregados(as) de Itaipu. Acreditamos que conseguimos atingir esse objetivo”, afirmou Pasqual.
Desafio Capture the Flag
O desafio Capture the Flag, organizado pelo Centro de Segurança Cibernética da Itaipu Parquetec em parceria com a Itaipu Binacional, reuniu mais de 90 participantes em uma competição desafiadora e divertida.
A equipe Bitwise Operators, composta por Bernardo Paulo Trost Morcelli e Fillipe Lucchin Paukner, da Divisão de Operação da Usina e Subestações, venceu o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, obtendo a marcação de 1.665 pontos.
Para Morcelli, toda edição da Seginf apresenta novos conhecimentos. “No último evento, tivemos novidades, como a engenharia social, que desafia os participantes a interagir e obter informações das pessoas para ‘capturar a bandeira’. Isso nos faz refletir sobre como conscientizar os colegas na operação da usina a respeito da importância da segurança da informação. Precisamos motivá-los a aprender e a manter o cuidado com a segurança, especialmente contra ameaças externas como vírus e ransomware”, explicou.
A equipe que conquistou o segundo lugar, Team Rocket, fez 1.445 pontos. Já o terceiro lugar ficou para a equipe /proc/1cmdline, com 1.160 pontos.