Rádios comunitárias ampliam democracia da informação no Brasil, diz Zeca Dirceu

O deputado Zeca Dirceu (PT) disse nesta segunda-feira, 16, a importância das rádios comunitárias na ampliação do acesso à democracia da informação e da comunicação no Brasil. “São as rádios que trazem as pautas e as demandas dos bairros, das comunidades rurais e da periferia. Temos bons exemplos deste instrumento que presta um serviço social relevante, qualifica as informações, o que resultado no sentimento de entidade e de pertencimento das pessoas nas comunidades”, destacou Zeca Dirceu ao comentar o edital da Secom que vai apoiar 811 veículos que, em contrapartida, deverão contribuir na divulgação das ações do Ministério da Cultura.

“Assim como se pode formar coletivos de proteção e preservação do meio ambiente, hoje os jovens, os diretórios centrais, os centros acadêmicos, os grêmios estudantis, escolas, associações, entidades devem seus canais de comunicação que pode ter uma rádio comunitária como âncora, expandindo para as redes sociais”, completou o deputado.

O Edital Cultura Viva sob a forma de apoio cultural vai atender as mais de 800 rádios comunitárias, 83 delas em 82 cidades do Paraná, previamente cadastradas pela Secom, que receberão de R$ 2.466,09 (R$ 2 milhões no total) para veiculação de mensagens informativas. A lista de rádios que podem concorrer ao apoio pode ser consultada na Portaria SE/Secom/PR nº 2, de 15 de maio de 2024. As inscrições devem ser feitas até 7 de outubro.

No Paraná
Zeca Dirceu defendeu que as cinco mil emissoras recebam as campanhas institucionais do governo federal. “As informações circulam de forma bem mais segmentadas através das rádios comunitárias que também estão em todas as redes sociais. São espaços que, na prática, vão ao encontro da democracia nos meios de comunicação”, disse o deputado que integra a Frente Parlamentar Mista das Rádios Comunitárias.

No Paraná, são mais de 250 emissoras e grande parte são filiadas à Federação das Rádios Comunitárias do Paraná (Farcom) que mantém convênio com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e divulga em 200 emissoras conteúdos pela comunicação social do tribunal com orientações, notícias e serviços ao eleitorado de todo o estado.

Concessão
Dos 129 pedidos de renovação ou outorga, autorização e concessão de rádio e TV sob análise da Comissão de Comunicação do Senado, 28 são paranaenses: Pato Bragado, Jandaia do Sul, Goioerê, Mamborê, Saudade do Iguaçu, Matinhos, Capitão Leônidas Marques, Telêmaco Borba, Curitiba, Catanduvas, São José das Palmeiras, Godoy Moreira, Ouro Verde do Oeste, Flor da Serra do Sul, Lapa, Tapira, Salto do Lontra, Nova Santa Bárbara, Pinhais, Jataizinho, Diamante d’Oeste, Santa Fé, São Jorge d´Oeste, Mariluz, Carambeí, Itaguajé, Mauá da Serra e Laranjeiras do Sul. As autorizações são relatadas pelos senadores Sérgio Moro (UB), Flávio Arns (PSB) e Esperidião Amin (PP-SC).