Cruzeiro do Oeste é reconhecida como “Vale Nacional dos Dinossauros”

O deputado Zeca Dirceu (PT) destacou nesta quarta-feira, 25, a sanção presidencial ao projeto de lei do deputado Sérgio Souza (MDB) que concede a Cruzeiro do Oeste o título de Vale Nacional dos Dinossauros; “É um grande reconhecimento por tudo que a cidade está fazendo na paleontologia e também é mais um atrativo turístico para quem visita Cruzeiro do Oeste. Parabéns ao deputado Sérgio Souza que propôs a lei e ao senador Flávio Arns (PSB) que relatou a matéria no Senado”, disse.

A lei nº 14.985, de 24 de setembro de 2024, foi sancionada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) e pela ministra Margareth Menezes (Cultura). Zeca Dirceu destaca que Cruzeiro do Oeste já tem um museu paleontológico e a maior coleção de fósseis de pterossauros do mundo e três espécies desse antigo réptil voador já foram registradas nos sítios abertos na cidade, além de fósseis de dinossauros de pequeno porte.

“É um novo nicho do patrimônio natural da cidade que vai aliar a ciência, pesquisa científica e conhecimento e que pode entrar nos roteiros turísticos, mostrando os avanços na paleontologia e das ciências naturais com as atividades de lazer, através da implantação de geoparques, museus de sítios, visita aos sítios paleontológicos”, destaca Zeca Dirceu que mora na cidade há 44 anos e foi prefeito por dois mandatos entre 2005 e 2010.

Paleontologia
Cruzeiro do Oeste hoje é destaque no cenário mundial como um novo centro de investigações paleontológicas de grande relevância. Com a descoberta de fósseis de pterossauros em 2011, a cidade é reconhecida no meio científico global. O Museu de Paleontologia, aberto em 2019, abriga o laboratório que permitiu as pesquisas e a descoberta do Vespersaurus paranaensis.

O primeiro dinossauro paranaense é um terópode de porte pequeno e carnívoro, que viveu há cerca de 90 milhões de anos e foi descrito em artigo científico publicado na prestigiada revista Scientific Reports, do grupo Nature. É o fóssil mais bem preservado do país, caracterizado por braços curtos e garras nos pés.

Os pesquisadores também identificaram no sítio paleontológico da cidade o primeiro acúmulo de fósseis de pterossauros do país e o terceiro no mundo, juntando-se a China e Argentina. Além do réptil voador, foram encontrados também fósseis do Gueragama sulamericana, o lagarto acrodonte; o Pterossauro Keresdrakon vilsoni, ou Dragão Espírito da Morte.