Autobiometria facial do Detran-PR moderniza renovação da CNH com agilidade e segurança

Desde janeiro, o projeto de autobiometria facial lançado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) já permitiu 4,6 mil atualizações de fotos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desenvolvida pela Celepar, a tecnologia está disponível no aplicativo Detran Inteligente e permite que motoristas elegíveis façam a renovação da foto do documento diretamente pelo celular.

A funcionalidade é oferecida automaticamente a um grupo restrito de condutores, com base em critérios como a data da última foto e a qualidade da imagem. Caso o sistema identifique que o usuário está apto, ele é direcionado ao autoatendimento, tornando o processo mais prático.

A solução integra Inteligência Artificial para orientar a captura da imagem, garantindo conformidade legal e segurança com validação facial e mecanismos antifraude. O diretor do Detran/PR, Adriano Furtado, destacou o sucesso da iniciativa e afirmou que a meta é ampliar o serviço para mais usuários.

Para uma boa experiência, o Detran-PR recomenda atenção à iluminação, câmera limpa, rosto visível, ausência de acessórios e estabilidade do celular durante a foto. O projeto reforça o avanço da transformação digital do órgão, promovendo serviços mais ágeis e modernos para os cidadãos.