Museu Oscar Niemeyer divulga atividades educativas gratuitas para o mês de maio
O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove oficinas e mediações gratuitas durante o mês de maio, com atividades sempre às quartas-feiras, dia em que os ingressos também não têm custo. As ações são uma oportunidade de explorar materiais artísticos e de conhecer detalhes sobre as mostras em exibição. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte. As atividades do período da tarde contam sempre com intérprete de Libras.
A primeira acontecerá no dia 7 de maio, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30. O “Laboratório de Experiências: Monotipia” propõe uma experimentação com a técnica de monotipia, explorando formas e cores. A inspiração surgiu do universo das cores das obras do artista Luiz Zerbini, que os visitantes podem observar na mostra “Afinidades III – Cochicho”, em cartaz na Sala 7.
A oficina é recomendada para maiores de três anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.
No dia 14 de maio, às 15h, será a mediação “Alex Flemming 70 Anos”, na Sala 3. Conduzida pela equipe de educadores do MON, a atividade promove um espaço de diálogo entre as obras de Alex Flemming e os temas retratados pelo artista, como gênero, raça, sexualidade, classe social e cultura. A mediação é aberta a todos os públicos.
A atividade “Zine: Crie sua Minirrevista” acontecerá no dia 21 de maio, em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. Os participantes poderão explorar sua criatividade na produção de zines, utilizando colagens, desenhos e escrita. Os zines são uma forma de compartilhar a sua voz e identidade com o mundo. Para inspirar no processo criativo, a atividade terá início com uma conversa sobre as obras do artista Alex Flemming, em exposição no MON, que dialogam com a temática.
A oficina é recomendada para maiores de 7 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.
No dia 28, o MON oferecerá ao público uma mediação pelo Espaço Niemeyer, às 15h. Em conjunto com a equipe de educadores do Museu, será uma oportunidade para ampliar as percepções sobre as produções de Oscar Niemeyer. Neste ambiente, o público vai conhecer fotos, maquetes e croquis das principais obras do arquiteto, produzidas entre 1941 e 2002. A mediação é livre para todos os públicos.
Em todas as atividades as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.
