Cliceu Bassetti assume presidência da Associação Giuseppe Garibaldi

Em cerimônia marcada por celebrações e homenagens, a Associação Giuseppe Garibaldi deu posse à nova diretoria para o triênio 2025–2028. O empresário e ex-procurador regional do Ministério Público do Trabalho, Cliceu Luis Bassetti, assume a presidência, sucedendo a ex-governadora Cida Borghetti, que concluiu um ciclo de seis anos à frente da entidade e passa a ocupar a vice-presidência.

O evento foi realizado no Palácio Garibaldi, em Curitiba, com presença de autoridades, associados e representantes da comunidade ítalo-brasileira. O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, destacou a relevância institucional da Associação, que também celebrou, na ocasião, seus 142 anos de história. Em seu discurso de posse, Bassetti reforçou o compromisso com a valorização da cultura italiana e a modernização da entidade.

Durante a solenidade, a ex-presidente Cida Borghetti fez um balanço da gestão 2019–2025, ressaltando o crescimento institucional e cultural da Associação. A cerimônia também homenageou membros da diretoria anterior com a Medalha Honra Garibaldina e destacou personalidades como o deputado federal Ricardo Barros, agraciado com a Honra Garibaldina Especial, e a cônsul-geral da Itália, Eugenia Tiziana Berti, que recebeu o Prêmio Anita Garibaldi 2025.

A programação cultural incluiu apresentações do Trio Borghetti, da soprano Carmen Monarcha com o pianista Daniel Gonçalves, e uma emocionante homenagem musical ao piano da consulesa do Japão, Naomi Mitsui, fortalecendo os laços entre as culturas japonesa, italiana e brasileira.

A nova diretoria foi eleita por aclamação no dia 9 de junho e é composta por Cliceu Bassetti (presidente), Cida Borghetti (vice), Benoni Manfrin (diretor financeiro), José Gastaldi (diretor administrativo), Jean Leek (diretor jurídico) e Luiz Abagge (coordenador cultural). Os conselhos Fiscal e Deliberativo também foram renovados, reunindo nomes de destaque da sociedade paranaense.