Inscrições para Concurso Nacional Unificado abrem em 2 de julho
O Ministério da Gestão e da Inovação confirmou que as inscrições para a 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começam em 2 de julho e vão até 20 de julho, com taxa única de R$ 70 (pagamento até 21/07). O edital foi publicado nesta segunda-feira (30). Ao todo, serão ofertadas 3.642 vagas, sendo 2.480 imediatas e 1.172 para cadastro reserva, distribuídas em 32 órgãos públicos. As provas objetivas estão marcadas para 5 de outubro, e as discursivas, para 7 de dezembro. A lista de aprovados sairá em 30 de janeiro de 2026.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) será responsável pela organização do concurso. Os cargos estarão divididos em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato, com uma única inscrição, concorra a diferentes cargos dentro da mesma área. No ato da inscrição, será possível indicar a ordem de preferência com base na formação acadêmica e experiência profissional.
🔗 Confira os blocos e cargos do CNU 2025
O novo modelo também traz avanços em políticas de inclusão. As vagas estão distribuídas com 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência. Outra novidade é a equiparação de gênero na convocação para a segunda etapa: se a proporção entre homens e mulheres não for equilibrada, será feito um ajuste para garantir igualdade de oportunidades.
