Renova Paraná transforma economia rural com financiamento a juros reduzidos

O programa Renova Paraná, criado pelo Governo do Estado, tem promovido a transformação energética e econômica no campo ao subsidiar os juros de financiamentos para sistemas de geração de energia renovável. Agricultores familiares podem zerar os juros com apoio do Estado, enquanto médios e grandes produtores recebem descontos proporcionais. A economia gerada na conta de luz, muitas vezes, é suficiente para pagar as parcelas do financiamento, criando um ciclo virtuoso que melhora o padrão de vida e aumenta os investimentos nas propriedades.

Desde 2021, mais de 35 mil sistemas de geração renovável foram instalados no meio rural paranaense, somando R$ 5,5 bilhões em investimentos, sendo R$ 260 milhões do governo estadual voltados à equalização dos juros. Com até dez anos para quitar os financiamentos e sistemas solares com vida útil de 30 anos, os produtores se beneficiam de energia barata por décadas. A adesão é maior entre produtores de proteína animal, que têm alto consumo de energia, mas hortaliças e laticínios também se destacam entre os beneficiários.

O programa também tem impulsionado o uso de biodigestores para produção de biogás, transformando resíduos da produção animal em energia limpa. Além dos ganhos ambientais e econômicos, o Renova Paraná projeta uma nova fase com estímulo ao uso de baterias para armazenamento e à modernização das redes elétricas rurais. A iniciativa já movimenta centenas de empresas no setor e consolida o Paraná como referência nacional em sustentabilidade energética no meio rural.