TSE prepara teste público de segurança para fortalecer eleições de 2026

Em busca de fortalecer a segurança, a confiabilidade e a transparência do sistema eletrônico de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 entre os dias 1º e 5 de dezembro, na sede do Tribunal, em Brasília. O evento reunirá investigadoras e investigadores brasileiros, maiores de 18 anos, que poderão participar individualmente ou em grupos de até três pessoas, mediante inscrição prévia até 18 de julho. O objetivo é permitir que especialistas tentem encontrar vulnerabilidades nos sistemas, contribuindo para melhorias antes das Eleições Gerais de 2026.

Durante o Teste, os participantes terão acesso a uma infraestrutura completa, incluindo urnas eletrônicas modelo UE2022, computadores sem conexão à internet, impressoras, ferramentas e diversos sistemas eleitorais como o Gedai-UE, Software de Votação (VOTA) e o Sistema de Apuração (SA). Serão disponibilizados recursos e apoio técnico para a execução dos planos de teste previamente aprovados pela Comissão Reguladora, que também supervisionará eventuais consultas online. Caso encontrem falhas ou pontos passíveis de aprimoramento, os participantes poderão ser chamados novamente para reproduzir os testes em versões ajustadas dos sistemas.

O Teste Público da Urna já possui tradição: desde 2009, foram realizados seis eventos semelhantes, acumulando 157 participantes e 112 planos executados em 247 horas de testes. Tornado obrigatório em 2016, pelo TSE, o evento reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a integridade das eleições, oferecendo à sociedade a certeza de que o processo eleitoral brasileiro é seguro e confiável.