Parlamento Universitário tem início nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa
Começa nesta quinta-feira (17) a 6ª edição do Parlamento Universitário, com estudantes universitários de 25 instituições de ensino superior, públicas e privadas do Paraná. Até o dia 25 de julho, eles vão vivenciar o dia a dia das atividades parlamentares, com posse, eleição da Mesa Executiva, análise das proposições apresentadas por eles nas comissões permanentes e no Plenário da Assembleia.
Este ano, o Parlamento Universitário contou com 1.260 inscritos e teve a adesão de 28 instituições de ensino superior, das quais 26 indicaram representantes para atuação como parlamentares universitários. Serão mais de 130 pessoas envolvidas nas atividades, divididas entre 54 deputadas e deputados universitários, suplentes, estudantes de comunicação e coordenadores.
A edição deste ano se destaca pela pluralidade e engajamento regional. “É um Parlamento Universitário mais plural. Temos estudantes vindos de diversas regiões do Paraná, representando 25 instituições de ensino superior diferentes, entre as 28 que se credenciaram. Isso demonstra a abrangência e o interesse crescente pelo projeto”, afirmou o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso.
Programação
Na quinta-feira (17), a partir das 9 horas, no Plenário da Assembleia, ocorrerá a recepção, credenciamento e curso de oratória, ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso. À tarde, ocorre a sessão preparatória de posse dos deputados universitários. Na sexta-feira (18), acontecem as eleições da Mesa Executiva e do governador universitário, além da instalação das comissões temáticas. Os parlamentares universitários também vão formar blocos e escolher as lideranças.
As atividades prosseguem na próxima semana, com reuniões de comissões, audiências públicas e sessões ordinárias. O projeto de lei do Poder Executivo Universitário será debatido em audiência na segunda-feira (21), com espaço para manifestações favoráveis e contrárias.
Ao longo do programa, estão previstas diversas atividades extras com a presença de autoridades e especialistas, como o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e os ex-governadores Roberto Requião e Cida Borghetti. A programação termina na sexta-feira (25), com a última sessão plenária, a cerimônia de encerramento e a entrega de certificados.
