Inovação impulsiona crescimento econômico no Norte Pioneiro do Paraná
Um estudo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) revelou o impacto positivo da inovação no desenvolvimento econômico do Norte Pioneiro, especialmente nos municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Desde a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI), em 2016, essas cidades apresentaram um crescimento médio de 23,17% no PIB per capita entre 2011 e 2022, superando as demais 41 cidades da mesorregião. A pesquisa foi publicada na Revista Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia (Repae) e contou com apoio do Governo do Estado, Sebrae e Fundação Araucária.
Além do crescimento econômico, o estudo identificou uma redução significativa no êxodo populacional e, em alguns casos, aumento da população, o que demonstra a eficácia das políticas públicas voltadas à inovação. A qualificação da mão de obra também cresceu: em Jacarezinho, por exemplo, a proporção de pessoas com ensino superior no mercado de trabalho passou de 18% para 24%. O modelo adotado pelo SRI está sendo reconhecido nacionalmente e se tornou referência para cidades de pequeno porte.
Hoje, o SRI do Norte Pioneiro já reúne 12 municípios e continua em expansão, com premiações e destaque nacional, como a final do Prêmio Nacional de Inovação promovido pelo Sebrae e CNI.
