Dia Internacional contra o Desperdício: o ciclo sustentável da Ceasa Paraná
No Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, a Ceasa Paraná destaca seu papel transformador na valorização da produção agrícola. Todos os dias, toneladas de frutas, verduras e legumes chegam às centrais, vindos do trabalho dos agricultores. O que antes era descartado, hoje é aproveitado por meio do programa Banco de Alimentos Comida Boa, que só em 2024 destinou mais de 7 milhões de quilos para famílias e instituições sociais.
As doações garantem refeições mais saudáveis e variadas a comunidades em situação de vulnerabilidade. “Muita coisa que poderia ser jogada fora chega aqui e se transforma em refeições para quem não teria o que comer. Isso muda vidas todos os dias”, relata Mônica, do Instituto Peniel, em Curitiba. A ONG Manmah Para Todos, na Vila Torres, reforça a importância das entregas, que garantem frutas e verduras para famílias sem condições de comprá-las.
O ciclo do aproveitamento vai além das mesas. Desde 2023, mais de 620 toneladas de alimentos foram destinadas a cerca de 3 mil animais do Criadouro Onça Pintada, em Campina Grande do Sul. E o que não serve para consumo humano ou animal vira energia limpa e adubo, por meio de parceria com a Sanepar. Assim, a Ceasa fecha um ciclo que alia solidariedade, sustentabilidade e inovação, transformando desperdício em vida.
