Especialistas orientam alunos do EJA de Foz do Iguaçu sobre benefícios previdenciários

A Escola Municipal João Adão da Silva, no bairro Lagoa Dourada, promoveu na noite desta quarta-feira (8) uma palestra voltada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de ampliar o acesso à informação sobre benefícios previdenciários e programas sociais. O encontro contou com a participação da advogada Janaína de Souza, especialista em Direito Previdenciário, e do advogado Ian Vargas, especialista em Direito do Estado.

Durante a palestra, Janaína destacou o papel da escola como espaço de disseminação do conhecimento sobre direitos e políticas públicas. “A escola tem um papel fundamental na rede de apoio à população. As informações apresentadas hoje, sobre os benefícios do INSS e assistenciais, são essenciais para que todos saibam como e onde acessar seus direitos”, afirmou.

Os especialistas também apresentaram orientações sobre o uso da plataforma Gov.br, explicando como realizar consultas e solicitações de aposentadoria, além de outros serviços previdenciários disponíveis de forma digital. “Muitas vezes, o cidadão deixa de solicitar um benefício por falta de informação ou dificuldade em usar as plataformas digitais. Nosso papel é mostrar que essas ferramentas são acessíveis e podem facilitar o acesso à previdência”, explicou o advogado Ian Vargas.

A atividade despertou grande interesse entre os alunos. “A palestra foi um aprendizado. Por mais que eu já tenha usado o Gov, agora vi que é muito mais importante do que imaginava”, relatou a aluna do EJA, Zenilda do Nascimento Natal.

Organizada pela professora Eliane de Campos, a iniciativa teve o objetivo de aproximar os estudantes das informações sobre cidadania e direitos sociais. “Costumamos elencar temas de interesse dos alunos e trabalhá-los em sala de aula. A ideia de trazer especialistas para falar com mais propriedade sobre o assunto foi uma experiência aprovada por todos e que pretendemos dar continuidade”, afirmou a professora.