Cerimônia marca a entrega das primeiras casas do Projeto Moradias da Itaipu Binacional
Nesta terça-feira (25), mais de 50 famílias receberam as chaves das novas casas do Projeto Moradias, no Conjunto Habitacional Marina Áurea Gaudino, localizado na região do bairro Três Bandeiras, em Foz do Iguaçu. A entrega marcou o início oficial da iniciativa, realizada em parceria entre Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Prefeitura Municipal e FozHabita.
A execução do projeto só foi possível após a decisão do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, de utilizar os recursos obtidos no leilão das antigas casas da binacional para construir novas unidades habitacionais. Segundo Verri, a medida segue a orientação do governo federal de aplicar recursos públicos em ações que melhorem as condições de vida da população.
Durante a cerimônia, o superintendente da Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, e o presidente da Binacional, Enio Verri, destacaram o trabalho do advogado Ian Vargas, então superintendente do FozHabita, que atuou na articulação entre Itaipu e o município para viabilizar o projeto.
O contato e seleção das famílias foi feito por intermédio do FozHabita, terreno doado pela prefeitura de Foz, o projeto foi desenvolvido pela Itaipu Parquetec e a construção das casas se deu com recursos da Itaipu Binacional. De acordo com Irineu Colombo, os materiais e sistemas empregados buscam reduzir impactos ambientais.
A maior parte das unidades foi destinada a mulheres chefes de família. As moradias foram planejadas para oferecer segurança, acessibilidade e maior eficiência no consumo de energia.
Foto: Ian Vargas
