Garanta o seu direito de votar: regularize o Título Eleitoral
Embora o primeiro turno das eleições gerais de 2026 esteja marcado para 4 de outubro, eleitoras e eleitores têm até 6 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Até essa data é possível solicitar o primeiro Título, transferir o domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais ou realizar o cadastramento biométrico. O prazo corresponde a 150 dias antes do pleito, conforme a Lei nº 9.504/1997, e é necessário para a organização logística das eleições.
Nas eleições de 2026, com o slogan #votonademocracia, serão escolhidos presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O Brasil tem mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar, sendo cerca de 8,4 milhões no Paraná, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Para participar do pleito, é necessário estar quite com a Justiça Eleitoral, condição que pode ser verificada e regularizada pelo sistema de autoatendimento ou nos cartórios eleitorais.
Os serviços eleitorais são gratuitos e podem ser solicitados on-line ou presencialmente, mediante apresentação de documentos básicos. A Justiça Eleitoral alerta para golpes e reforça que atendimentos devem ser feitos apenas em sites oficiais com domínio “.jus.br”. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas, sendo que quem completar 16 anos até a data da eleição já pode emitir o Título e exercer o direito ao voto.
