Coluna ADI 01/03/2024
Turismo estrangeiro
Em janeiro deste ano, o Paraná recebeu mais de 164 mil turistas estrangeiros. De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo, a maioria dos turistas estrangeiros que chegaram no Paraná é do Paraguai (90.295 turistas), o que representa 54%. Na sequência, aparecem os visitantes de Argentina (42.836), Estados Unidos (4.538), Chile (4.416) e Espanha (1.731).
Teste de eficácia
Pesquisadores da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) buscam 65 voluntários com diagnóstico de Alzheimer para teste de um medicamento à base de cannabis. O objetivo do ensaio clínico, segundo os pesquisadores, é avaliar a eficácia de baixas doses de cannabis na Doença de Alzheimer. WhatsApp para informações (45) 99156-6582.
Caixa Econômica
A Caixa Econômica Federal abriu as inscrições de concurso público com 4 mil vagas em todo o país, sendo 47 delas no Paraná. No estado há ainda a possibilidade de formação de cadastro reserva com mais 11 vagas. Os interessados devem realizar as inscrições no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do processo seletivo, até o dia 25 de março.
Vagas remanescentes
A Unio+ da Unioeste está com inscrições abertas para 1,5 mil vagas remanescentes. Elas vão até o dia 4 de março, exclusivamente por meio do site www.unioeste.br/remanescentes. Não há taxa de inscrição para participação na seleção. A matrícula para a primeira chamada será realizada nos dias 7 e 8 de março.
Vagas remanescentes II
As vagas disponíveis são para os campus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Esse processo seletivo vai utilizar o desempenho no Enem e Vestibular para ingresso nos cursos de graduação, e permitir a utilização da Prova Paraná nas séries iniciais.
TJPR
Fabio Luis Franco foi nomeado nesta quarta-feira (29) para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Ele fazia parte da lista tríplice para o preenchimento do cargo destinado ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB-PR). A vaga decorre da aposentadoria da desembargadora Vilma Régia Ramos de Rezende.
Varas empresariais
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aprovou a implementação de varas empresariais regionalizadas durante a sessão do Órgão Especial Administrativo. A especialização das varas será implantada nas unidades judiciárias das Comarcas de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina, às quais serão atribuídas competência regional para o julgamento dos casos relativos ao direito empresarial.
Dia D
O Dia D da Dengue no Paraná vai ser realizado neste sábado (2). A ação de mobilização segue a orientação federal, anunciada pelo Ministério da Saúde. O Dia D é uma das ações de mobilização para a intensificação do combate à doença, proposta pelo Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue que reúne 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado.
Filiações
Mais de 80 lideranças foram filiadas na noite desta quarta-feira (28) pelo MDB de Curitiba. O ato foi realizado no Hotel Aladdin. O encontro foi organizado e articulado pelo presidente do MDB de Curitiba, Zeca Melo, que reuniu mais de 200 pessoas.
Lesa Pátria
A 25ª fase da Operação Lesa Pátria cumpriu 34 mandados judiciais em alguns estados brasileiros. No Paraná, foram expedidos 3 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de monitoramento com tornozeleira eletrônica. A operação investiga suspeitos de fomentar e financiar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Educação rural
A Comissão de Educação aprovou projeto de lei do senador Flávio Arns (PSB) que inclui um capítulo específico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para tratar da educação no campo. O texto prevê que as escolas rurais devem elaborar projetos de ensino que considerem as realidades específicas do campo. E também a possibilidade de organização escolar própria, inclusive com a adequação do calendário acadêmico ao ciclo de produção e ao clima de cada região.
Eleições
O TSE aprovou por unanimidade uma resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial durante as eleições municipais de outubro. Desta forma, conteúdos de campanhas eleitorais que tenham sido feitas com a ajuda de IA deverão ser sinalizados. Já manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz (conhecidas como deepfakes) de pessoas com objetivo de prejudicar ou favorecer candidaturas estão proibidas.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.