Coluna ADI 01/05/2021

O Paraná está preparado para receber as doses da vacina da Pfizer. O Estado conta com nove freezers para armazenamento do imunizante. (Foto: Américo Antonio/SESA)

Vacina Pfizer
O Paraná está preparado para receber as doses da vacina da Pfizer. O Estado conta com nove freezers para armazenamento do imunizante. Sete são de ultrabaixa temperatura (-80ºC), podendo armazenar as doses por até seis meses, e dois são de temperatura de -20ºC, que podem ser utilizados para armazenamento inicial das doses. O governo federal tem um acordo de compra de 100 milhões de imunizantes da fabricante.

Reforma tributária
O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), confirmou  a decisão do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de lideranças do Congresso de analisar a reforma tributária de maneira fatiada em quatro etapas, tendo como primeira prioridade a aprovação do projeto de lei que reforma o PIS/Cofins, criando em seu lugar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O aliado do presidente Jair Bolsonaro defendeu que o Congresso aproveite a reforma para proporcionar “uma tributação mais justa”.

Reforma tributária II
Barros explicou que o sistema tributário brasileiro, atualmente, incentiva a exportação de produtos não manufaturados. “Se a soja é processada aqui, há uma tributação; se é exportada, não há.Teria que ser o contrário. Na medida em que um produto para exportação não paga PIS/Cofins, é desonerado, e o produto para o consumo interno é onerado. O processado no país tinha que ser incentivado, gerar empregos, impostos, agregar valor aquilo que vai ser exportado”, disse.

Turismo responsável
O Complexo Turístico Itaipu (CTI) é um dos finalistas da primeira edição do prêmio WTM Latin America Responsible Tourism Awards, a versão latinoamericana do prêmio mundial World Responsible Tourism Awards, que acontece há 15 anos, em Londres. O prêmio é uma das mais importantes referências em turismo responsável e sustentável para o mundo e reconhece os melhores esforços pelo desenvolvimento do setor.

Fontes renováveis
O deputado federal Gustavo Fruet (PDT) apresentou na Câmara dos Deputados projeto que estabelece a implantação de sistemas de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis nas unidades habitacionais construídas através de programas do governo federal, como o Casa Verde Amarela. Se o projeto for aprovado, pelo menos 30% das futuras casas entregues terão que contar com o sistema.

Antecipação
O Paraná defende a readequação do calendário nacional para que a imunização dos docentes e servidores da educação aconteça simultaneamente às pessoas com comorbidades, próximo grupo a ser vacinado. O apelo foi feito pelo secretário da Saúde, Beto Preto, a autoridades da pasta federal em Brasília.  A revisão, de acordo com o secretário, é viável.

Compra Direta 
O Governo do Paraná publicou o edital de Chamada Pública Eletrônica para o programa Compra Direta Paraná. Serão investidos R$ 27 milhões para a compra de alimentos produzidos ou processados por agricultores familiares. A entrega será feita diretamente a entidades socioassistenciais, rede pública de saúde ou alvos de ação alimentar do Estado, que, por sua vez, destinam-se a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Eleições 2022
O ex-secretário da Justiça do governo Ratinho Júnior (PSD), Mauro Rockenbach, vem revelando nas redes sociais que  deve disputar a eleição de dois de outubro de 2022 para deputado federal pelo PSD. Os partidos estão buscando lideranças para as chapas de deputado federal, o PSD projeta eleger pelo menos 15 cadeiras.

Testagem
A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu está realizando as coletas de exames do tipo RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 em alunos e funcionários das cinco escolas municipais que retomarão as aulas presenciais na segunda-feira (3). Nesta primeira fase, alunos do primeiro e segundo anos do ensino fundamental farão atividades em modelo híbrido, intercalando aulas presenciais com ensino remoto.

Vítima da Covid
A prefeita de Querência do Norte, Rozinei Aparecida, conhecida como Dra. Roze faleceu nesta quinta-feira (30), aos 57 anos, devido a complicações da Covid-19. Dra. Roze (PSD), descobriu a doença no dia 10 de abril e estava internada há 20 dias no Hospital Bom Samaritano, em Maringá.  

Atualização de Rebanhos
Começa neste sábado (1º), a Campanha de Atualização dos Rebanhos de 2021 e a novidade neste ano é que será em etapa única, encerrando-se em 30 de junho. Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) e também presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município (prefeituras).

Substituição no MRE
O presidente Jair Bolsonaro exonerou Otávio Brandelli da função de representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) no Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Ele foi substituído por Carlos Alberto Franco França, que é o ministro das Relações Exteriores. A exoneração de Brandelli e a nomeação de França foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (30). Foi a segunda mudança no Conselho de Administração da Itaipu nesta semana.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *