Coluna ADI 06/02/2021

Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste do Estado, agora têm representações locais da Invest Paraná. (Foto: crédito/Camila Tonett)

Invest Paraná
Foz do Iguaçu e Cascavel agora têm representações locais da Invest Paraná, agência de promoção e prospecção de novos negócios e investimentos no Estado. A oficialização dessas novas representações foi feita pelo vice-governador Darci Piana, que assinou os termos de cooperação com representantes dos dois municípios. O auxílio da Invest Paraná ajuda a subsidiar a tomada de decisão dos gestores de empresas. “Esses canais locais irão aumentar a capilaridade da atuação da Invest Paraná e levar aos empresários interessados em investir no Estado um atendimento mais qualificado nas tratativas com as prefeituras”, destacou Darci Piana.

Agilidade
O deputado Ricardo Barros (PP), líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara, defendeu  mais agilidade na aprovação de vacinas contra a covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Barros, que é cogitado para o Ministério da Saúde, alegou que a agência tem pecado na demora para liberar as vacinas, como a russa Sputnik. “O presidente Barra Torres (Anvisa),realmente faz um bom trabalho lá, os servidores da Anvisa tem muita qualificação, mas é preciso mais agilidade”, afirmou.  

Grupo da vez
O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça que o regramento elencado no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 deve ser rigorosamente seguido. “Estamos vacinando o grupo “trabalhadores de saúde”. Esse grupo está conceituado como “Pessoa que exerce as atividades laborais em serviço de saúde – instituições públicas e prestadoras de serviços de internação hospitalar e instituições de serviços ambulatoriais de saúde”.

Inmetro
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) recebeu na visita de representantes estratégicos para o avanço do conceito SandBox e Cidades Inteligentes em território nacional. Entre os visitantes estavam representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da empresa Soluções Públicas Inteligentes (SPIn),  “A expectativa dessa aproximação (PTI e Instituto) é que a gente possa trabalhar no sentido de aprimorar os sistemas”, comentou o diretor do Inmetro, Beniamin Achilles Bondarczuk.

Inmetro II
O Programa Vila A Inteligente é desenvolvido em Foz do Iguaçu. O projeto desenvolveu no bairro as tecnologias de cidades inteligentes, os semáforos inteligentes, pontos de iluminação pública inteligente, pontos de ônibus, câmeras de reconhecimento facial e câmeras de identificação de veículos. O Centro de Controle e Operações está funcionando na Concha Acústica do Gramadão. 

Importância da Itaipu
Durante a cerimônia de inauguração do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, em Cascavel, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância da Itaipu Binacional para o desenvolvimento do Oeste do Paraná. “O investimento em obras, antes, era praticamente zero. Hoje são investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões”, enfatizou o presidente. Bolsonaro citou a binacional sob gestão do general Joaquim Silva e Luna como exemplo de eficiência em seu governo.     

Desfiliação
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia  (DEM-RJ) avisou a colegas de partido que vai anunciar na segunda-feira (8) a desfiliação do DEM. A informação foi confirmada pelo portal Congresso em Foco  com o secretário-geral da legenda, Pauderney Avelino. Maia conversou nesta semana com integrantes do PSL e do Cidadania, mas ambos os partidos não receberam definição se ele vai se filiar. Consta que Maia poderá levar 40 parlamentares junto com ele para outro partido.

Vacina Pirata, Não!
Com o slogan “Vacina Pirata, Não!”, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou uma campanha para combater a comercialização de vacinas falsificadas contra a covid-19 pela internet.  O objetivo é alertar sobre os riscos à saúde e reforçar que, neste momento, apenas o poder público, por meio do SUS, está autorizado a fornecer a vacina, de forma gratuita.

Auxílio Emergencial
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) defendem a retomada do auxílio emergencial, “O cenário para a população mais pobre não é nada favorável em 2021. A pobreza e a desigualdade caíram muito, mas já voltaram a crescer e a pandemia não dá sinais de acabar”, afirmou o pesquisador Daniel Duque.  O Ipea avalia que mais do que uma solução de curto prazo, é necessária uma revisão da política social, que contemple uma redução mais consistente da pobreza no país, com um maior volume de recursos.

Prioridades
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e os líderes partidários definiram as principais propostas a serem votadas pelo Plenário a partir da próxima semana. Da lista de 34 prioridades apresentadas pelo presidente Jair Bolsonaro durante a abertura do ano legislativo, o líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), pediu a votação imediata das propostas que tratam da autonomia do Banco Central e do combate ao superendividamento dos consumidores no mercado de crédito. De todas as prioridades, combinamos com o presidente Arthur Lira duas para que a gente possa efetivamente votar essas matérias, na medida que sabemos que haverá obstrução e teremos de vencer a obstrução”, disse Barros.

Sputnik V
O Brasil negocia a compra de 10 milhões de doses de vacina contra a covid-19 Sputnik V, desenvolvida na Rússia pelo Instituto Gamaleya. Segundo o ministério, pelo cronograma, o país receberia 400 mil doses uma semana após a assinatura do contrato de compra. Outros dois milhões estariam no Brasil um mês depois e mais 7,6 milhões ao longo do segundo e terceiro meses. No Brasil, a vacina será produzida no Distrito Federal sob responsabilidade da farmacêutica União Química.

Preço do Combustível
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que fará uma reunião com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e pelo menos três ministros para discutir o preço dos combustíveis. “Ninguém está interferindo na Petrobras, mas você tem que saber qual é a composição final no preço do diesel”, disse o presidente. Desde o início do ano, a Petrobras reajustou duas vezes o preço da gasolina e uma vez o preço do diesel. No caso da gasolina, a alta acumulada nas refinarias foi de cerca de 13%, enquanto o óleo diesel teve aumento de 4,4%.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.