Coluna ADI 08/12/2020

O Aeroporto Municipal de Cascavel, Coronel Adalberto Mendes da Silva, foi inaugurado nesta segunda-feira, 7. (Foto: Rodrigo Felix Leal)

Inauguração
O Aeroporto Municipal de Cascavel, Coronel Adalberto Mendes da Silva, foi inaugurado nesta segunda-feira, 7. A obra, estimada em R$ 40 milhões, teve apoio dos governos Municipal, Estadual, Federal e Itaipu Binacional. O novo aeroporto era esperado a quase dez anos. O espaço de 6 mil metros quadrados de área marca o primeiro salto do município na questão de infraestrutura e logística. “O novo aeroporto vai conectar o Oeste com o mundo”, destacou o prefeito Leonaldo Paranhos.

Nova Ferrovia
Cascavel, município sede da Ferroeste, também será o centro das ligações da Nova Ferrovia. O projeto que está sendo estudado inclui a construção de uma malha entre Maracaju e Cascavel, a revitalização do atual trecho ferroviário entre Cascavel a Guarapuava e a construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá, além de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Menor tarifa
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que o pedágio está erodindo no Paraná, momento mais do que propício para mobilização da sociedade e exigir que a nova licitação se dê pela menor tarifa e não pelo regime de outorga como pretende o governo federal. “Hoje, tivemos uma boa notícia: a justiça federal condenou mais um punhado de malfeitores por esquema de corrupção no pedágio”, afirmou.

Turismo
levantamento inédito da Decolar mostra que Foz do Iguaçu é a cidade no Paraná mais procurado por turistas estrangeiros. Os argentinos e os chilenos são, pelo segundo ano consecutivo, os povos que lideram as emissões de passagens para o Brasil no verão de 2021. Confira quais as 10 cidades preferidas, Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Porto de Galinhas (PE), Natal (RN), Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Balneário Camboriú (SC). 

Turismo II
Segundo o levantamento, esses são os dez países que mais enviarão turistas para o Brasil: Argentina, Chile, Estados Unidos, Peru, Colômbia, Uruguai, México, Equador, Costa Rica, Panamá.

Ponte José Richa
Os deputados Hussein Bakri (PSD) e Alexandre Curi (PSB), o prefeito Santin Roveda (PL) e o prefeito eleito Bachir Abbas (PP), atual vice-prefeito, convidaram o governador Ratinho Junior para a inauguração da Ponte José Richa,sobre o rio Iguaçu, em União da Vitória. “A ponte está praticamente pronta e já tem muita gente utilizando-a”, disse Santin Roveda. 

A ponte…
A ponte de 492,8 metros (13 metros de largura), a maior obra pública do Paraná, tem duas faixas e acostamento, custou R$ 24,5 milhões, e deve ser inaugurada na próxima sexta-feira, 11. Também foram revitalizados 2.874,2 metros de vias existentes em seu entorno e implantados 1.700 metros de novas vias. A prefeitura de União da Vitória é parceira no projeto.  

Aprovada!
Ao ser aprovada a primeira vacina para Covid-19, o Reino Unido publicou a lista de grupos para receber as doses iniciais do medicamento, operação que está prevista para iniciar nesta terça-feira, 8. O imunizante a ser recebido por esse púbico é o desenvolvido pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNTech. O fármaco recebeu aval da agência reguladora após apresentar resultados de eficácia em 95%.

Prestes a expirar
A proposta da Pfizer enviada ao governo federal para a entrega de milhões de doses do imunizante em 2021 está prestes a expirar. Segundo a companhia, 50 milhões de unidades serão desenvolvidas em 2020, e 1,3 bilhão em 2021. Se o Ministério da Saúde não responder à farmacêutica nos próximos dias, o país ficará em segundo plano nessa corrida.

Reeleição
O STF decidiu, por maioria, que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), não podem se candidatar à reeleição para os cargos em 2021, seguindo o que afirma a Constituição. Luiz Fux, presidente do STF, foi o responsável por dar o voto decisivo no caso de Alcolumbre e o placar terminou seis a cinco contra a reeleição. Já sobre Maia, foram sete votos contra quatro.

Reeleição II
 O senador Oriovisto Guimarães (PODE) destacou que o STF demonstrou respeito à Constituição Federal ao concretizar a decisão de não permitir a reeleição para as Mesas Diretoras do Senado e da Câmara dos Deputados durante a mesma Legislatura. “Tivemos um voto bastante contraditório do novo ministro Nunes Marques, que votou a favor da reeleição de Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia não, um desrespeito total à Constituição, aos brasileiros e à própria lógica”, afirmou Oriovisto.

De olho
Oriovisto alertou, “é preciso que os parlamentares fiquem atentos, pois em breve o presidente Bolsonaro indicará mais um ministro para a Suprema Corte, que substituirá o decano Marco Aurélio no STF. Com isso, precisamos ficar mais atentos com os futuros votos dos membros do STF, sobre pena de invertermos esse apertado placar de 6×5 que tivemos nesta última importante votação”. 

Novos prefeitos
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou um curso gratuito para capacitar os novos prefeitos eleitos neste ano em temas como gestão pública, planejamento, desenvolvimento sustentável e inovação, entre outros. O curso Liderando Novos Prefeitos oferece 500 vagas, e as inscrições podem ser feitas até 3 de janeiro de 2021.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *