Coluna ADI 10-11/07/2021

O ministro Marco Aurélio Mello deixará o Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (12). (Foto: Nelson Jr./STF)

Vaga no STF
O ministro Marco Aurélio Mello deixará o Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (12). A aposentadoria do ministro na corte foi publicada na edição desta sexta-feira do “Diário Oficial da União” (DOU). O presidente Jair Bolsonaro já antecipou que irá indicar o advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, cujo nome terá que ser aprovado pelo Senado.

Grupo prioritário
O relatório, elaborado pela deputada federal Luísa Canziani, que determina que mulheres gestantes, lactantes gestantes, puérperas e lactantes, bem como de crianças e adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidades sejam incluídas no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19, foi aprovado pela Câmara dos Deputados. O texto agora será encaminhado para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Auxílio
O chefe da Casa Civil, Guto Silva, garantiu que os agentes culturais também serão incluídos na lista de atividades que têm direito a receber o auxílio emergencial no Paraná. O Estado buscará uma solução legal para poder auxiliar financeiramente as pessoas físicas.  Atualmente, o auxílio é destinado para alguns CNAE’s de microempresas e microempreendedores individuais. Com a garantia, outras 16 CNAE’s de atividades do segmento da cultura também serão incluídos.

Mais vacinas
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou que o Ministério da Saúde vai encaminhar mais vacinas contra a Covid-19 para municípios de regiões de fronteira com outros países, o que deve contemplar Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná. O objetivo é construir um “cinturão de segurança” em cidades que fazem fronteira com outros países.

Bolsa Lerner
O ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PL) destacou a importância da criação da Bolsa Jaime Lerner para estudantes brasileiros pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC). A bolsa para mestrado foi criada em parceria com a empresa brasileira Quanta Consultoria e a Plataforma Redes do IAAC e cobre 100% das despesas com o curso, cerca de 5,4 mil euros.

ESA em PG
O governador Ratinho Junior recebeu o comandante-geral do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e uma comitiva do alto comando da instituição militar. Esta é a primeira visita oficial do comandante ao Estado, a visita é em prol da possível instalação da nova Escola de Sargentos do Exército (ESA) em Ponta Grossa. “As novas instalações, que podem se tornar a maior Escola Militar das Américas, além da mais moderna, devem inaugurar uma nova era nos Campos Gerais e no Paraná como um todo”, disse o governador.

Em alta
De acordo com o IBGE, o volume de vendas do comércio paranaense cresceu 8,9% nos primeiros cinco meses de 2021. É um comparativo com o mesmo período do ano passado, severamente impactado pela pandemia do novo coronavírus. Para o governador Ratinho Junior, os números refletem um momento de retomada econômica já indicado pelo crescimento de quase 16 mil carteiras assinadas em maio, tendo o comércio como grande propulsor. 

Recape histórico
A Prefeitura de Goioerê deu início à primeira etapa das obras de recapeamento asfáltico de várias ruas do município. Segundo o prefeito Betinho Lima, ao todo serão investidos R$ 5 milhões, caracterizando o maior programa de recapeamento asfáltico da história da cidade. O recapeamento será realizado em diversos bairros, as vias também  receberão sinalização de solo, como faixas de pedestre e pintura de lombadas.

Voto impresso
O deputado federal bolsonarista paranaense Filipe Barros (PSL), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, pediu o adiamento da sessão parlamentar para a votação do parecer sobre a iniciativa, que estava prevista para ontem. Barros alegou que recebeu propostas de alteração do relatório de partidos como PDT, MDB e PSDB.

Voto impresso II
O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) já sinalizou, em conversas reservadas, que só pautará a proposta em plenário quando houver um consenso. Para tentar diminuir a resistência, a comissão especial discute a adoção de um meio-termo para a facilitar a tramitação da iniciativa no Poder Legislativo.

Pré-candidato
O jornalista José Luiz Datena afirmou, pela primeira vez, que é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. Ele fez a revelação enquanto conversava com este colunista sobre a conjuntura política em seu programa diário na Rádio Bandeirantes na manhã desta sexta (9). Luciano Bivar, presidente do partido, já havia dito que, se depender dele, Datena será o candidato. 

Quarto ano
O partido Podemos completou 4 anos no início deste mês. “Mesmo sendo um partido jovem já soma várias conquistas e realizações no cenário político do país. No Senado, o Podemos detém a terceira maior bancada, com nove senadores. Nas ruas, soma aproximadamente meio milhão de filiados em todo o país”, destaca o senador Oriovisto Guimarães.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.