Coluna ADI 11/01/2022

O Parque Nacional do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, celebrou 83 anos. (Foto: divulgação)

PNI 83 anos
O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, celebrou 83 anos de existência nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro de 2022. A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, que faz fronteira com a Argentina, coleciona bons resultados na conservação da biodiversidade.

Turismo sustentável
O Parque Nacional do Iguaçu se consolida como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. O parque, que é um dos mais antigos do Brasil, protege uma área de 186 mil hectares de Mata Atlântica e uma rica biodiversidade, abrigando uma fauna localizada por mais de 12 espécies de anfíbios, 48 ​​tipos de répteis, 158 espécies de mamíferos, 175 de peixes, 390 espécies de aves e mais de 800 invertebrados identificados.

Posse no Conselho
O Presidente do TJ-PR, desembargador José Laurindo Netto, assumiu o comando do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça. Laurindo será o primeiro paranaense a tomar posse no cargo máximo do órgão que reúne os presidentes dos judiciários de 26 estados e do Distrito Federal com a missão integrar esforços para valorizar e garantir a autonomia da Justiça Estadual, responsável por quase 80% dos processos que correm nos tribunais brasileiros.

Reconhecimento
Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná a conquista dessa posição representa um reconhecimento do trabalho feito pelo TJ do Estado, de levar a Justiça para perto da população, em especial dos que mais precisam. Projetos como os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que atuam não apenas prestação processual, mas principalmente, na busca por formas de conciliação, reparação de danos e ressocialização.

Paga com PIX
A Copel iniciou a implantação do QR Code nas faturas de energia, para pagamento via PIX, tanto na versão impressa quanto na digital. A operação é prática e acontece em poucos minutos.  O PIX é destinado à “Copel Distribuicao SA”. Para garantir a segurança na hora do pagamento o cliente pode ainda verificar o CNPJ da empresa e o número da fatura que está sendo paga.

Paraná produtor
Base do agronegócio do Paraná, especialmente do Oeste, tendo em Toledo o maior VBP (Valor Bruto da Produção) agropecuário do Estado, de 3,4 bilhões de reais, o abate e venda de carnes de frangos e suínos voltaram a ganhar destaque nacional em 2021. No terceiro trimestre de 2021, o Paraná manteve a liderança nacional no abate de frangos, acumulando um terço da produção avícola do País, com 18,3 milhões de aves e 1,2 milhão de toneladas de carne e derivados.

Em destaque
O Paraná, além de liderar a produção avícola do País, ocupa o segundo lugar na suinocultura, perdendo apenas para Santa Catarina e está entre os 10 maiores produtores brasileiros de carne bovina. Apesar da redução no primeiro e segundo trimestres, o abate de gado de corte no Estado foi maior entre julho e setembro, somando 299.848 cabeças.

Revalida
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital para a primeira etapa da edição de 2022 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). As inscrições ficarão abertas de 17 a 21 de janeiro, e a prova está marcada para 6 de março, com aplicação em oito capitais: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.

Terceira via
Para o professor e empresário paranaense Wilson Picler, cabeça do poderoso grupo Uninter e que está nos registros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como maior doador individual da campanha de 2018 de Bolsonaro, com uma contribuição de R$ 800 mil, não há dúvidas de que essa aguardada terceira via é Sérgio Moro. “Moro é fundamental… O povo terá a opção de três projetos distintos. Isto fortalece a democracia e enriquece o debate, além de elucidar dúvidas remanescentes. No Paraná, Moro ficará um pouco mais forte, com possibilidades de estar à frente de Bolsonaro”, afirma Picler.

Vacina brasileira
A Anvisa autorizou o registro do insumo farmacêutico ativo da Fiocruz para a produção da vacina contra a Covid-19 Oxford-Astrazeneca. Desta forma, todas as etapas de fabricação do imunizante serão realizadas no Brasil. O pedido foi feito pela fundação ao órgão no fim de novembro do ano passado. Com a aprovação, a Fiocruz deve começar a produção de 20 milhões de unidades do fármaco já nesta segunda. A previsão é que a distribuição comece na primeira semana de fevereiro.

Fundão!
Este ano, os partidos terão uma verba recorde de 6 bilhões de reais para ser utilizada nas eleições, sendo 4,9 bilhões para o Fundo Eleitoral e 1,1 bilhão para o Fundo Partidário. O dinheiro público vai fortalecer ainda mais a polarização entre Lula e Bolsonaro. A frente governista deve ter disponível 1,02 bilhão de reais, enquanto o PT terá 582 milhões de reais, isto sem o apoio de outras siglas de esquerda.

Título de eleitor
Quem precisa tirar ou transferir título de eleitor precisa ficar atento ao prazo. A data limite, 4 de maio, foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Resolução nº 23.674/2021, que disciplina o Calendário Eleitoral de 2022, com as principais datas a serem observadas pelos partidos e candidatos. As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.