Coluna ADI 11/05/2021

Em festa
Com cerca de 430 mil habitantes,  Maringá completou 74 anos nesta segunda-feira (10). Para celebrar esse momento, o governador Ratinho Júnior assinou convênios para obras de infraestrutura. Serão mais de 282 mil metros quadrados de requalificação asfáltica, além da construção de duas pontes em concreto e obras de encabeçamento e contenção, sobre o Rio Ribeirão Pinguim, no limite entre Maringá e Sarandi. O investimento total por parte do Estado será de R$ 13.116.880,70, com contrapartida municipal de R$ 1,7 milhão.

Retorno presencial                                                                                                                                  
As aulas presenciais da rede estadual do Paraná voltaram gradativamente a partir desta segunda-feira (10).  O secretário estadual da Educação e Esporte, Renato Feder, destaca que as escolas estaduais seguirão um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes.  Também será disponibilizado álcool em gel, máscara e termômetros para aferir a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio.

Retorno presencial II
De acordo com o secretário de Educação, os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto, que inclui as plataformas digitais do ‘Aula Paraná’, videoaulas no YouTube e TV aberta, além do kit pedagógico impresso. “O Paraná se destaca pela tecnologia por ser um Estado inovador na Educação. São várias ferramentas disponibilizadas para os alunos, e todas elas continuarão a serviço desses estudantes”, ressalta Feder.

Revalida
Desde 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) barrou na justiça mais de 200 ações que permitiriam a contratação de médicos formados no exterior. No pior momento da pandemia, a entidade escolheu comemorar o impedimento de que mais profissionais de saúde pudessem trabalhar no Brasil. Profissionais formados no exterior, estrangeiros ou não, precisam fazer uma prova, o Revalida  . A última vez que o governo revalidou diplomas foi em 2017.

Vacinação
Nove em cada dez paranaenses com 60 anos ou mais já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até esta sexta-feira (7), o Estado já tinha vacinado 1.566.342 pessoas dessa faixa etária, 89% das 1.762.070 pessoas previstas no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Entre elas, 51% já completaram o ciclo vacinal, com a aplicação das duas doses do imunizante.

Requisição de Leitos
A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que seja determinado ao Ministério da Saúde que requisite leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais militares, que estejam ociosos, para atendimento da população em geral durante a pandemia.  A área técnica afirma ter verificado que recursos públicos financiam aproximadamente 78% do sistema de saúde da Marinha, 77% do sistema da Aeronáutica, 65% do sistema do Exército e 88% dos recursos direcionados ao Hospital das Forças Armadas, maior hospital militar do Distrito Federal.

União dos Impostos
O Senador paranaense Oriovisto Guimarães (PODE-PR) defende a unificação dos impostos no Brasil “Se conseguirmos acertar e simplificar o ICMS no Brasil e unificar os impostos federais em um único imposto, teremos um caminho muito bem traçado para essa reforma tão fundamental a todos”, defendeu. “Para tirarmos a reforma tributária do papel é preciso permitir que a nação entenda o que estamos mudando na legislação”, disse.   

Mudanças
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão , afirmou em entrevista a  rádio ‘O Povo CBN’ que há “uma possibilidade bem grande” do presidente Jair Bolsonaro filiar-se ao seu partido, o PRTB. E disse ainda que “é uma possibilidade” concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2022.                     

Senado
No Estado, políticos que estão exercendo mandatos, começam a correr em busca de algo maior ou da manutenção do mesmo em 2022.  O cargo mais cobiçado é o Senado Federal que abrirá uma vaga, a do senador Alvaro Dias. O deputado estadual e chefe da Casa Civil do governo Ratinho Junior, Guto Silva, é candidato e não esconde sua pretensão,  nos corredores do Palácio Iguaçu  e na Assembleia Legislativa todos apostam que ele pleiteará ao Senado Federal.

Representatividade
Escolhida na semana passada como relatora da reforma eleitoral da Câmara, a deputada Renata Abreu, presidente do Podemos, afirmou que quer incorporar ao texto a obrigatoriedade da reserva de vagas para mulheres no Legislativo. A proposta prevê cadeiras para elas na Câmara dos Deputados, de Vereadores e nas Assembleias. O porcentual deve ficar na casa dos 15%, similar à representatividade feminina na Câmara dos Deputados, atualmente.

Acima da média
De acordo com a plataforma independente de monitoramento vacinabrasil.org, o Brasil aplicou ao menos uma dose em mais de 35 milhões de pessoas, ou 16,5% da população brasileira. Isso equivale a mais que o dobro da média mundial de 8,11%, registrada no portal Our World in Data.  O Brasil tem 8,4% da população imunizada, enquanto a Alemanha imunizou 8,78%, mesmo tendo começado a vacinar quase um mês antes.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.