Coluna ADI 14/07/2021

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho realizou ações em todo o Paraná sobre a conscientização e combate a violência contra crianças e adolescentes. (Foto: crédito/assessoria)

ECA 31 anos
Em comemoração aos 31 anos da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho realizou ações em todo o Paraná sobre a conscientização e combate a violência contra crianças e adolescentes. O secretário Ney Leprevost reafirmou o compromisso da gestão em intensificar políticas públicas que integrem um sistema que garanta os direitos das crianças. “Essa ação vem com o intuito de impactar as pessoas em geral e atuar na prevenção e repressão da exploração da mão de obra infantil, seja na área rural ou urbana”, disse.

Progresso e sustentabilidade
Em seu artigo sobre progresso e sustentabilidade, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, reforça que o foco da gestão estadual é priorizar o desenvolvimento econômico aliado a todos os cuidados com nosso meio-ambiente. “Estamos firmes nesta meta, prova disso é um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que apontou o Paraná como destaque nas áreas de qualidade do ar, preservação da água, proteção costeira e energia renovável. O indicador paranaense é muito superior ao de outros países”, disse.

Vem pra Foz!
O projeto de retomada econômica de Foz do Iguaçu entra na sua segunda edição com a campanha Vem pra Foz! Assim como na primeira edição da campanha, divulgada em setembro do ano passado, o foco será o incentivo à volta dos turistas ao Destino Iguaçu. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, visitou Foz do Iguaçu no último fim de semana e reiterou “Foz tem destinos turísticos incríveis, o projeto tem o apoio do Ministério do Turismo”.

Remessa extra
O Ministério da Saúde sinalizou positivamente para o pedido do Paraná de receber um lote adicional de vacinas contra a Covid-19 para atender os municípios de fronteira com Paraguai e Argentina. A remessa extra será de cerca de 90 mil doses e permitirá completar a imunização com a primeira dose de todas as pessoas com mais de 18 anos dos municípios de Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste.

Imunização de adolescentes
Durante reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) vai estudar e definir uma nota técnica única sobre o início da imunização de adolescentes, entre 12 e 17 anos, em todo o País. Atualmente, apenas o medicamento da Pfizer foi liberado pela Anvisa para ser aplicado nesta faixa etária.

Vacina paranaense
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai garantir R$ 18 milhões para auxiliar a pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no desenvolvimento de um novo imunizante contra a Covid-19.  “Fizemos um compromisso com a vida. Sabemos desse trabalho sério da UFPR e resolvemos utilizar o valor economizado para apoiar a pesquisa da vacina paranaense. É um compromisso que já tem data para acontecer, não precisamos esperar o ano acabar”, disse o presidente do TCE, Fábio Camargo.

Estou de volta!
O ex-governador Beto Richa ensaia voltar ao cenário político paranaense. Desde o início do ano, perfis nas redes sociais pedem a volta de Beto Richa à política. No Centro Cívico, a aposta é de que o ex-governador se candidate a deputado federal no ano que vem. A presença de Richa no evento público para filiados do PSDB, com Eduardo Leite e principais lideranças do partido no estado, foi mais uma sinalização no sentido de que o tucano está de volta.

Melhor Desempenho
O município de Tomazina tem o 3º Melhor Desempenho do Paraná nos indicadores do Previne Brasil – Saúde da Família. “O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios para alcançar os parâmetros de qualidade no atendimento à população. É importante e estratégico para o SUS que a Atenção Primária em Saúde seja fortalecida”, reforça o secretário da Atenção Primária à Saúde da pasta, Dr. Raphael Câmara.

1ª Infância
Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, presidida pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) publicou uma nota pública com recomendações às prefeituras e câmaras municipais sobre a priorização da primeira infância nos projetos de leis dos planos plurianuais municipais (PPAs) 2022-2025.”O compromisso com a Primeira Infância deve estar previsto no orçamento público para que a formulação e implementação de políticas públicas para a área sejam prioridade absoluta”, afirmou a parlamentar.

Ensino domiciliar
O projeto de lei que versa sobre a regulamentação do ensino domiciliar no Paraná foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência – CRIAI, da Assembleia Legislativa do Paraná. Agora o PL segue para a Comissão de Educação e depois, para votações em plenário.

Ficafé 2021
Odemir Capello, consultor e coordenador no Norte Pioneiro do Sebrae, confirmou a promoção do Ficafé 2021 entre 27 a 29 de outubro em Jacarezinho. A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro é o maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil. Acontece desde 2007 e movimenta a economia, sendo uma vitrine para os cafés especiais da região para o Brasil e exterior. A edição 2021 será 100% online e gratuita.

70% da população
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) considera possível conter os impactos mais graves da covid até o final deste ano. “A velocidade da vacinação e a cautela que toda a população deve manter nos próximos meses são fatores decisivos para frear a pandemia e fazer com que a normalidade volte. Só nos sentiremos seguros quando 70% da população adulta tomar a vacina. Isso deve acontecer até agosto”, pondera.

Londrinense na Anatel
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou a indicação do londrinense Luciano Godoi Martins para o cargo de ouvidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Se aprovado pelo Plenário, Martins vai ocupar a vaga decorrente do término do mandato de Thiago Cardoso Henriques Botelho. Martins é ex-advogado da União, foi procurador de Londrina (PR) e mestre em direito negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *