Coluna ADI 16/04/2021

A comunicação paranaense perdeu nesta quinta-feira (15), uma de suas principais referências. Michel Micheleto, diretor executivo da rádio Banda B e presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp)- Foto: divulgação.

Vítima da Covid
Morreu o diretor executivo da Rádio Banda B Michel Micheleto, de 59 anos. Ele foi internado no dia 20 de março no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, e ficou 20 dias na UTI por complicações da Covid. Micheleto morreu nesta quinta-feira, 15.  Ele deixa mulher e dois filhos. Micheleto era presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) desde 2020.

Soluções
O presidente da Faciap, Fernando Moraes, se reuniu  com os secretários de Estado Valdemar Bernardo Jorge e Renê Garcia Júnior, para discutir possíveis soluções para a crise no setor empresarial paranaense. Moraes sugere a instituição de um Programa de Remissão Fiscal Emergencial (Refis) para os débitos tributários e não tributários (multas e juros) estaduais, bem como o parcelamento de débitos relativos a dívidas ocorridas nesse período.

Vice-presidente
O juiz membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desembargador Fernando Quadros da Silva foi eleito vice-presidente da próxima administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre. Na Justiça Eleitoral do Paraná, o desembargador ocupa desde junho de 2020 a vaga destinada aos juízes federais. A nova gestão do TRF-4 terá início em 21 de junho, quando os eleitos tomarão posse.

Acordo
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, recebeu o prefeito Elias Jocide Gomes da Costa (Podemos) e o vice-prefeito José Luís Gandin Júnior (PSD), de Porto Amazonas. As autoridades assinaram um acordo de cooperação para fomentar projetos ambientais, educacionais e turísticos no município. O acordo prevê atividades relacionadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, projetos ambientais sustentáveis, intercâmbio educacional, agroindústria e turismo rural.

Ensino Domiciliar
Tramita na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei que busca autorizar famílias a educarem seus filhos em casa, longe do espaço de socialização e de contato com pontos de vista diferentes que é proporcionado pela escola. Segundo o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba ( Sismmac), além de ignorar a importância do convívio e da socialização para o processo de ensino-aprendizagem, o projeto afronta a legislação nacional vigente e é inconstitucional.  

Conectar
A diretoria executiva do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) realizou a primeira reunião após sua instalação formal. No encontro virtual, o presidente do Conectar e prefeito de Florianópolis/SC, Gean Loureiro, apresentou as primeiras conquistas – entre elas, uma reunião com o Fundo Soberano Russo (RDIF) para negociação de 30 milhões de doses da Sputnik V.  “Temos hoje, de maneira concreta, uma oferta de 30 milhões de vacinas do governo russo. Mas estamos sendo cautelosos, um passo de cada vez. Não queremos criar falsas expectativas”, reforçou o presidente do Conectar.

Proagro
Produtores rurais com perdas de produtividade do milho devido às doenças sistêmicas transmitidas pela cigarrinha (Dalbulus maidis) poderão acessar o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), de acordo com o Comunicado  do Banco Central. Em comunicado, destacou-se que o produtor receberá a cobertura do Proagro já que não existe, atualmente, “método difundido de combate, controle ou profilaxia, que seja técnica e economicamente exequível”.

Futuro do BB
 A Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma Audiência Pública para debater o futuro do Banco do Brasil.  O presidente da CUT Paraná, Márcio Kieller, reforçou que esta é uma luta de todos os trabalhadores e trabalhadoras. “No Paraná, a CUT e suas federações, representam 620 mil trabalhadores e luta em defesa do Banco do Brasil […] É um instrumento fundamental para o desenvolvimento da sociedade, assim como tínhamos no Paraná o Banestado”, lembrou.  

Campanha
Começa nesta sexta-feira, 16, a Campanha “Amor em Essência”, que une varejistas, prestadores de serviços, shoppings e associações representativas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral Paranaense. Em movimento inédito de união mesmo entre empresas que disputam um mesmo mercado, a ação, realizada pela Associação Comercial do Paraná, tem como principal objetivo o impulsionamento de vendas durante duas importantes datas para o comércio nacional: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.  “Tomamos esta decisão visando o fortalecimento do comércio local após um ano de 2020 bastante difícil”, afirma o presidente da ACP, Camilo Turmina.

Merenda
Os colégios estaduais do Paraná realizam nesta sexta-feira, 16, mais uma distribuição de alimentos da merenda escolar. A entrega será a segunda deste ano e destina-se a famílias de estudantes regularmente matriculados nos colégios da Rede Estadual de Ensino e inscritas no CadÚnico. São mais de 220 mil famílias beneficiadas.  

Bolsa permanência
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com a Fundação Araucária abriu as inscrições para estudantes cotistas provenientes de escolas públicas interessados em participar do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (PIBIS) 2021.  O programa prevê a concessão de bolsas permanência no valor de R$ 400 pelo período de um ano. Os interessados têm até 30 de abril para fazer a inscrição.

Recursos
O campus União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) receberá, ainda em 2021, recursos no valor de R$ 3 milhões para construção de novos blocos com salas de aula, laboratórios e salas administrativas na unidade São Cristóvão. O recurso provém de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tadeu Veneri

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.