Coluna ADI 18/02/2022

Faep, Fetaep e Ocepar encaminharam ao governo federal um documento com pedidos do setor agropecuário paranaenses para o Plano Agrícola Pecuário. (Foto: Faep)

Agro se mobiliza
A Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), juntamente a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), encaminhou ao governo federal um documento com pedidos do setor agropecuário paranaenses para o Plano Agrícola Pecuário (Pap) 2022/23.

Seguro Rural
A partir de estudos técnicos e de sugestões dos sindicatos rurais, as entidades defendem o aumento do aporte de recursos e a manutenção das taxas de juros praticadas no ciclo atual. O setor também solicita um maior volume financeiro para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Sensibilização
Há aproximadamente 10 dias, a Faep encaminhou um ofício aos deputados estaduais e federais do Paraná, solicitando apoio junto ao Ministério da Economia (ME) para recompor os recursos orçamentários destinados à equalização dos juros dos financiamentos rurais. “Sem a sensibilidade do governo federal para essa questão, a inflação que já está corroendo a renda do cidadão, vai ficar ainda maior”, declarou o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.

Paraná Produtivo
O vice-governador do Estado e presidente interno do Sistema Fecomércio Sesc/Senac PR, Darci Piana, estará em Cornélio Procópio nesta sexta-feira (18) para apresentar o programa Paraná Produtivo. O programa foi criado pelo atual Governo do Estado com objetivo de modernizar o ambiente de negócios e os investimentos e agregar informações aos empresários.

Ranking dos Políticos
O Ranking dos Políticos classificou o senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) como o melhor parlamentar do estado do Paraná, pela sua atuação no Congresso Nacional, no período de 2019 a 2021. No ranking nacional da entidade, o senador ocupa a 6ª posição, considerando os últimos 12 meses. A entrega do prêmio foi realizada nesta quarta-feira (16), no escritório regional do senador, em Curitiba, por Glaucio Dias, Diretor-geral da organização.

Ranking dos Políticos II
“Eu fico muito feliz em saber que existe uma organização social preocupada com o parlamento. Sempre digo que o brasileiro precisa mudar a maneira como vota para eleger deputados e senadores. O povo brasileiro vota sempre no presidente da república achando que vai eleger um salvador da pátria. Isso não irá acontecer nunca. É preciso renovar o poder legislativo e o trabalho que o Ranking dos Políticos faz, de atribuir nota a cada parlamentar, em função desses critérios, ajuda muito os eleitores a escolher em que irá votar”, afirmou o senador.

Lei de responsabilidade
Na próxima terça-feira (22), o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Junior, vai apresentar em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o resultado contábil do Estado referente ao 3º quadrimestre de 2021, ou seja, do período de setembro a dezembro, e o consolidado do ano passado. A apresentação é prevista na a Lei de Responsabilidade Fiscal e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

Convite oficial
O Partido Progressista (PP) oficializou o convite para o deputado estadual Guto Silva (PSD) disputar a única vaga para o Senado Federal, na eleição de dois de outubro. Além do PP, Guto Silva foi sondado por vários partidos, entre eles o MDB e o União Brasil. O Paraná tem até o momento 29 concorrentes ao Senado, além de Guto Silva.

Na janela
O deputado estadual Márcio Pacheco está esperando a abertura da janela de transferência migrar de partido. Pacheco se filiou ao PDT no início de 2019. O parlamentar ainda não definiu a legenda, mas os rumores são de que ele estaria indo para o PSD, do governador Carlos Massa Ratinho Junior, ou o Republicanos, do Valdemar Bernardo Jorge.

Certificação internacional
O Moinho de Trigo da Unium, situado em Ponta Grossa, marca institucional das Cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, recebeu a auditoria de certificação da FSSC 22000 (Food Safety System Certification) versão 5.1. Com o reconhecimento do Moinho de Trigo, todas as indústrias da Unium passam a ter a certificação reconhecida pela GFSI. No mundo inteiro, há em torno de 25 mil empresas autenticadas pelo certificado.

Audiência pública
O Governo do Paraná convocou uma audiência pública sobre o Plano Estadual do Gás. O Plano é o documento onde serão definidos os detalhes da prorrogação da concessão dos serviços de distribuição de gás canalizado. A audiência pública está prevista para acontecer na próxima terça-feira (22), às 9 horas, em ambiente virtual. Na audiência, o governo estadual vai detalhar seus planos e o setor produtivo poderá levar suas contribuições.

Longo prazo
O gás canalizado, distribuído atualmente pela Compagas, abastece as indústrias do Paraná é um dos principais insumos de vários setores industriais, como de madeira e cerâmica, o gás natural. O contrato da distribuição do gás canalizado (firmado entre o governo do Paraná e a Compagas) vence em julho de 2024 e pode ser renovado por mais 30 anos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.