Coluna ADI 22/02/2022

(Foto: divulgação)

ExpoLondrina
Com o registro de queda nos casos de covid19, a ExpoLondrina vai voltar com uma agenda de show com grandes nomes da música brasileira. A 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina vai acontecer de 1 a 10 de abril, uma grande festa para deixar na história as seis décadas de existência da expo. As vendas online dos ingressos serão abertas na terça-feira (22), pelo site Total Acesso. Em breve serão divulgados os pontos físicos de venda dos ingressos.

Reserva da Ilha
O município de Sertaneja irá contar em breve com mais um empreendimento para a área do Turismo. Será o “Reserva da Ilha” que tem como atrativos Home Club Resort e uma marina para aproximadamente 180 barcos. O lançamento do empreendimento está projetado para maio deste ano e a entrega para o próximo ano. São mais de 100 profissionais trabalhando direto e indiretamente no projeto.

Pirâmide Solar
Um dos maiores símbolos da inovação de Curitiba, a implantação da Pirâmide Solar do Caximba começa a sair do papel nesta semana. Outra novidade é a licitação para implantação dos painéis para geração de energia solar em três terminais de ônibus da cidade. Com mais de 10,5 mil painéis fotovoltaicos, a usina do Caximba terá potência de 4,55 MWp de geração. Pirâmide faz parte de um conjunto de iniciativas do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas.

Exportação
A suinocultura no Paraná teve um crescimento significativo após o estado ser reconhecido como área livre da febre aftosa sem vacinação. O Paraná é o segundo estado brasileiro que mais exporta proteína suína, ficando atrás apenas de Santa Catarina. Toda a proteína animal produzida no Paraná corresponde a quase 17% do que o estado exporta, ficando atrás apenas da soja. A China é o principal comprador, seguida de Estados Unidos e Argentina.

Exportação II
De acordo com os dados da Agrostat, base de estatísticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a exportação de fécula de mandioca cresceu 80% no Paraná, entre 2020 e 2021. Em 2020 o Paraná exportou mais de sete mil toneladas de fécula de mandioca. Em 2021, entre janeiro e novembro, foram mais de 12 mil toneladas exportadas. O Paraná se tornou o maior exportador do produto no Brasil, com 35% das vendas.

Nova direção
A Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) está sob nova direção. O magistrado Jederson Suzin tomou posse no final de janeiro, dando início à gestão para o biênio 2022/2023. Suzin nasceu na cidade de São Lourenço do Oeste (SC), há anos mora no Paraná, onde se formou em Direito. O magistrado atuou como juiz substituto em Toledo, juiz de direito em Chopinzinho e também em Pato Branco. Desde o final de 2004 está em Curitiba e em abril completa 25 anos de magistratura.

Sem danos
A juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse encerrou uma ação de improbidade administrativa que corria desde 2016, com base numa denúncia anônima, contra o então ex-deputado Fábio Camargo, hoje conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Camargo era acusado de ter um servidor fantasma na Assembleia, portanto de improbidade administrativa. No despacho final, em seu parecer, a juíza declarou que não foi identificado qualquer dano ao erário.

Titular
A paranaense Suzana Leite acaba de ser nomeada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Dornelles Lorenzoni, como representante titular da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – CCFGTS, para o mandato de dois anos, em substituição a Neucir Paskoski. Neucir Paskoski fica como suplente.

Maior da América
A construção da Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa, está gerando 545 vagas de emprego diretos, mais de 400 delas já foram preenchidas. Serão cerca de 18 meses de trabalho, com previsão de inauguração, da primeira fase de investimento, para setembro de 2023. Neste primeiro momento, o investimento estimado é superior a R$ 1 bilhão, podendo chegar nos R$ 3 bilhões, com a execução da segunda fase das obras, quando poderá se tornar a maior maltaria da América Latina.

Intercooperação
A indústria de processamento de malte de cevada será construída às margens da PR-151, nas proximidades da divisa com o município de Carambeí. O projeto é o fruto da intercooperação das cooperativas Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e a Frísia (Carambeí). Na primeira etapa, a previsão é que a planta produza 240 toneladas de malte ao ano, cerca de 15% do volume do consumo atual do país.

Vacinação infantil
Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a aplicação da 35ª edição da pesquisa sobre a situação da Covid-19 nos Municípios, aponta que mais de 59% dos Municípios enfrentam resistência da população quanto à vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. Dos gestores ouvidos, 2,3% afirmaram que houve reações adversas graves em crianças que tomaram a vacina. Já 94,4% não registraram reações graves.

Recomendação
O Ministério Público do Paraná e o Ministério Público Federal emitiram duas recomendações administrativas conjuntas sobre a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19. Uma delas é dirigida aos conselheiros tutelares de Curitiba, e a outra, às secretarias de Educação de Curitiba e do Paraná e às escolas localizadas na capital. As recomendações alertam que a vacinação de crianças e adolescentes, inclusive contra a Covid-19, é direito desse público e dever dos pais, conforme a legislação em vigor e as decisões recentes do Supremo Tribunal Federal.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.