Coluna ADI 23/04/2022

O deputado estadual Douglas Fabrício (CDN) protocolou na Alep o projeto de lei que cria o Banco de Ideias Legislativas. (Foto: Alep)

Banco de ideias
O deputado estadual Douglas Fabrício (CDN) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 153/2022 que cria o Banco de Ideias Legislativas. A intenção é possibilitar que qualquer cidadão que tenha uma sugestão ou ideia de interesse coletivo apresente essa proposta. Que possa protocolar sua sugestão na Assembleia Legislativa e ser analisada, talvez, virar uma lei estadual.

Lojas francas
O Paraná tem atualmente 21 lojas francas e em breve mais duas lojas serão abertas no Paraná, nas cidades de Barracão e Guaíra. Segundo Adriano Richter, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Guaíra, “Será um grande momento para a geração de empregos formais, além de uma oportunidade para os munícipes, porque muitos brasileiros trabalham em Salto del Guairá (PY) e já tem expertise nesse tipo de comércio com marcas internacionais”.

Remoção imediata
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende a remoção imediata das praças de pedágios das rodovias que cortam o Paraná. Abandonadas, roubadas, depredadas e às escuras, as estruturas têm provocado acidentes, alguns deles fatais. “Não tem mais serventia e só colocam em risco a vida das pessoas”, disse Romanelli. A proposta ganhou repercussão na imprensa.

Estima alta
A assessoria do deputado Ney Leprevost (União Brasil) caprichou. “Ao contrário de muitos parlamentares de primeiro mandato que passam anos sem fazer discursos e de outros que ficam na Câmara Federal sem apresentar um único projeto, Leprevost comporta- se como se tivesse nascido na capital federal ou como se fosse um peixe dentro da água. Já apresentou diversos projetos de lei, faz discursos na tribuna e dialoga com o alto clero”.

Imposto de Renda
Foram entregues no Paraná cerca de 1 milhão de declarações, de um total esperado de 2.220.000 declarações. No Brasil foram entregues pouco mais de 15 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário de 2021. A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo, que foi estendido para 31 de maio.

Crédito especial
Um projeto de lei do Governo do Estado propõe a aprovação de crédito especial para atender os municípios atingidos pela estiagem. O texto já está na Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto trata da autorização para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil usar recursos da ordem de R$ 8 milhões, repassados pelo governo federal, para apoio direto aos municípios prejudicados pela crise hídrica nos últimos anos.  

Concurso público
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com concurso público aberto para 28 vagas da carreira de servidor técnico-administrativo, distribuídas em cargos de nível técnico e superior. As vagas estão distribuídas entre as cidades de Curitiba, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná, Paranavaí e Toledo. Os interessados têm até as 14h do dia 2 de maio para se inscrever no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).

Correndo sem parar
O senador Alvaro Dias (Podemos) já corre atrás do tempo depois do desgaste com a pré-candidatura de Sérgio Moro que pulou do Podemos ao União Brasil. Alvaro faz acenos de Ciro Gomes (PDT), já se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (PL), procurou Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil,  e lideranças do MDB. A prioridade, sem dúvidas, é a reeleição ao quinto mandato.

Vem do alto
O deputado federal Luciano Ducci (PSB) garante apoiar o projeto nacional do partido, com a indicação de Geraldo Alckmin para a vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas descarta apoiar Roberto Requião (PT) no pleito estadual. “A decisão nacional está tomada, o PSB vai caminhar junto com o PT na eleição presidencial. E todos os estados vão trabalhar por essa candidatura. Mas essa aliança não será repetida no Paraná”, disse.

Briga petista
Com a escalada do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas, o PT deve dispensar os trabalhos do marqueteiro Augusto Fonseca e substituí-lo pelo publicitário baiano Sidônio Pereira. A direção e os deputados petistas também não estão contentes com o coordenador de comunicação da pré-campanha, o jornalista Franklin Martins.

Itamaraty em crise
Descontente com a atuação do Itamaraty em discussões internacionais, Bolsonaro avalia tirar o chanceler Carlos França do comando das Relações Exteriores. O presidente, inclusive, já começou a ouvir especialistas na área dentro do governo para encontrar um novo nome. A situação de França se deteriorou quando o Brasil não seguiu países árabes – além de potências como EUA e Rússia – em uma discussão na ONU condenando o terrorismo.

Covid no mundo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou os números atualizados da pandemia no planeta e os índices mostram uma queda global. Em relação à última semana, a curva de mortes teve uma redução de 12% e a de novos casos caiu 24%. Os números vêm recuando desde o fim de março e a queda é sentida em todas as regiões.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.