Coluna ADI 25/02/2021

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) cumprimentou os dez estudantes do Norte Pioneiro classificados pelo programa Ganhando o Mundo, da Secretaria Estadual de Educação. (Foto: crédito/Alep)

‘Ganhando o Mundo’
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) cumprimentou os dez estudantes do Norte Pioneiro classificados pelo programa Ganhando o Mundo, da Secretaria Estadual de Educação. Outro estudante, de Sertanópolis, também está entre os 100 classificados que vão embarcar para a Nova Zelândia no segundo semestre deste ano. Romanelli também destacou o compromisso de professores e servidores dos NREs (Núcleos Regionais de Educação) de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ibaiti e Wenceslau Braz.

Covidado
O secretário Ney Leprevost (Justiça, Família) e a mulher Carina estão com covid-19. “Me cuidei. Não participei de aglomerações, não fui a eventos, mantive os ambientes em que trabalho sempre arejados, lavei as mãos com sabão diversas vezes ao dia, passei álcool em gel nas mãos o tempo todo, coloquei máscara, tomei vitamina C diariamente, vitamina D semanalmente e ingeri muitas frutas. Não adiantou. Testei positivo para vovid 19. Peguei em casa. Por enquanto, estou praticamente assintomático. Mas estou muito preocupado. Minha linda Carina também testou positivo. E também está com bom quadro clínico e bem disposta. Pedro, felizmente, testou negativo. Vamos aguardar para ver o resultado do teste do Gabriel”.

Relatora de Saúde
A deputada paranaense Aline Sleutjes (PSL) é a relatora para a saúde do orçamento de 2021. Aline está entre as 16 relatorias setoriais. O cronograma prevê a análise do orçamento no dia 24 de março, em sessão conjunta de deputados e senadores no Congresso Nacional. O texto está atrasado — pela Constituição, deveria ter sido aprovado em dezembro. A relatoria-geral da proposta de Orçamento para 2021 está a cargo do senador Marcio Bittar (MDB-AC), e o deputado Beto Pereira (PSDB-MS) será o relator da receita.

Compra de Vacinas
O deputado Michele Caputo defendeu a compra imediata de vacina contra o coronavírus após a decisão do STF que autorizou Estados e Municípios a adquirir os imunizantes. “Este já era o nosso entendimento e de diversos gestores estaduais de saúde com quem conversei. A diferença é que agora também temos o aval do Supremo Tribunal Federal”, disse.

Greca certo
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) acatou a sugestão do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), para acelerar a vacinação contra o coronavírus e defendeu a proposta na sessão do Senado. “Recebi uma sugestão muito boa do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para que consigamos acelerar o processo de vacinação no Brasil. Em meu discurso no plenário virtual, desta terça-feira, transmiti a mensagem aos meus colegas senadores. Precisamos nos unir para salvar o nosso país dessa crise”, disse.

Sem mexer na educação e saúde
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) pediu ao senador Marcio Bittar (MDB-AC), relator da PEC Emergencial que não flexibilize os limites constitucionais dispostos nos investimentos para saúde e educação “Jamais procurei aprovação de que esse teto de aplicação de saúde e educação pudesse ser flexibilizado no nosso país. Então peço a ele e a Liderança do governo que retirem isso, isso nunca esteve na minha cabeça, nunca pensei em colocar isso na PEC emergencial e agora surgiu como novidade. Quero colocar minha posição clara contrária a essa flexibilização”.

Suspensão das aulas
A prefeitura de Maringá publicou um novo decreto com restrições para o funcionamento de empresas e circulação de pessoas por causa da pandemia. As medidas serão válidas até 7 de março. Entre as regras que serão aplicadas está a suspensão das aulas presenciais, na rede pública e particular de ensino, além da ampliação do toque de recolher em duas horas.

Gratuito e de qualidade
A Diretoria de Gestão da Comunicação da UTFPR (Dircom) lançou o selo ‘Ensino, Público Gratuito e de Qualidade’. O objetivo é reforçar a imagem positiva da graduação ofertada nos 13 câmpus da Universidade. ”Percebemos a importância de reafirmar que nosso ensino, tanto de graduação quanto de pós-graduação stricto sensu, é ofertado gratuitamente para a comunidade”, comenta o reitor Marcos Schiefler.                                                                           

Nova direção                                                               
Fernando Moraes foi eleito, o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR.  O londrinense substituirá o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana.

Questões fronteiriças
Temas e desafios atuais no estudo das fronteiras, como segurança, relações comerciais, integração regional e direitos humanos, estão presentes no livro Fronteiras e Relações Internacionais: perspectivas a partir do Cone Sul (Editora Appris), que será lançado em encontro virtual. A obra é organizada pelos docentes do curso de Relações Internacionais da UNILA Micael Silva e Marcelino Lisboa, além da professora Olga Saavedra, da Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

Prestação de Contas
As gestões municipais têm até 28 de fevereiro para finalizar o Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico Financeira, do exercício de 2019, referente aos Serviços e Programas Socioassistenciais e do Bloco da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O não preenchimento dentro do prazo implica em suspensão dos recursos federais, impactando, portanto, na continuidade dos serviços socioassistenciais.  

Aprovada                                                                                                                                             Foi aprovada a instituição do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). A medida está alinhada aos macrodesafios do Poder Judiciário para o sexênio 2021-2026, definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).   

Inflação
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou a Nota de Conjuntura sobre inflação. Os pesquisadores revisaram de 3,5% para 3,7% a alta da inflação brasileira para 2021.  A inflação dos alimentos e dos demais bens livres foi de 3,0% para 4,4% e de 2,7% para 3,0%, respectivamente, incorporando, deste modo, as novas expectativas de commodities e câmbio.

Investir 
A pesquisa Investimentos na Indústria 2020-2021, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 82% das grandes empresas pretendem investir neste ano. A expectativa para a maior parte dos investimentos é melhorar o processo produtivo e aumentar a capacidade de produção.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

2 thoughts on “Coluna ADI 25/02/2021

  • 24/02/2021 em 11:53 PM
    Permalink

    Gostei das postagens e salvei seu link aqui nos Favoritos!
    Quero te convidar para conhecer meu blog também…
    Pesquisa no google por ‘TrafegoPago . Blog . Br’ (tudo
    junto) lá eu posto várias dicas sobre Marketing Digital. E
    com certeza você poderá conseguir centenas de novos
    visitantes reais seguindo nossas orientações! E se eu puder
    te ajudar de alguma outra forma adicional, entra em
    contato comigo pelo email.

    Resposta
    • 03/03/2021 em 6:47 PM
      Permalink

      Olá, obrigada por visitar nosso portal, que bom que esteja gostando!
      Claro, irei conhecer seu blog!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *