Coluna ADI 27/06/2024
Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu alcançaram o reconhecimento máximo ao serem eleitas o principal atrativo do Brasil e da América do Sul, conforme levantamento divulgado pela TripAdvisor, plataforma de viagens de informações e opiniões para turistas. A colocação em primeiro lugar faz parte do prêmio Travellers’ Choice, concedido a quem recebe um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade do site em um período de 12 meses.
Voo direto
Paranaenses e paulistas já podem programar suas viagens com o novo voo direto entre os aeroportos de Pato Branco e o de Campinas, segunda maior cidade do estado de São Paulo. As passagens já estão à venda no site da companhia. O primeiro voo entre as duas cidades está programado para 16 de setembro.
Selo
Cinquenta trabalhadores, colaboradores e empresários do ramo de bares, restaurantes, casas noturnas e afins estão em capacitação até esta quinta-feira (27) do Protocolo “Não é Não”, condição para os estabelecimentos receberem o selo “Esse Local é Seguro para Mulheres” em Foz do Iguaçu. O selo faz parte do protocolo criado para garantir a proteção e o atendimento das mulheres vítimas de violência.
Fundo Estadual
A CCJ da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do governador Ratinho Júnior (PSD) que institui o Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente. Sua finalidade é custear programas e ações voltadas à melhoria da infraestrutura rural, logística e sustentável. O órgão será dotado de autonomia de gestão e será vinculado à Secretaria da Fazenda.
Incêndios
A fumaça provocada pelos incêndios que atingem o Pantanal, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pôde ser vista em cidades do noroeste do Paraná como São João do Caiuá e Paranavaí. A área queimada em 2024 já supera os números de 2020, quando houve recorde de devastação no bioma, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Posse
O ministro André Mendonça, do STF, tomou posse como ministro efetivo do TSE. Ele ocupa a vaga de Alexandre de Moraes, que deixou a cadeira no início do mês.
Porte
O STF decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Na prática, a conduta não deve se tornar legal, mas não será mais tratada como crime, não acarretando efeitos penais. O placar, no entanto, ainda não foi fechado porque há nuances nos votos dos ministros. No julgamento, o tribunal analisou os requisitos para diferenciar uso pessoal de tráfico de drogas, um dos pontos centrais da discussão. No entanto, os critérios ainda não foram definidos pela Corte.
Apoio
O Estado liberou mais um aporte financeiro para apoiar iniciativas das universidades estaduais do Paraná. A chamada pública, no valor de R$ 5 milhões, é destinada para atender demandas relativas à melhoria das condições acadêmicas em diferentes áreas do conhecimento, desde infraestrutura até novas metodologias de ensino e qualificação de professores e estudantes. As propostas podem ser enviadas até 30 de julho e o prazo para execução dos projetos pedagógicos segue até dezembro deste ano.
Boletim
A Secretaria da Saúde divulgou o novo boletim epidemiológico semanal da dengue. O Paraná registrou mais 20.678 notificações, 20.610 novos casos da doença e 13 óbitos. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, em julho de 2023, o Estado conta 881.228 notificações, 526.503 casos e 473 mortes em decorrência da doença.
Megaoperação
As polícias Civil e Militar realizam megaoperação para desarticular uma associação criminosa que atua no tráfico de drogas em Palmas, na região sul. Os mandados foram cumpridos ainda em Curitiba, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Mangueirinha e Pato Branco. Entre os alvos está um fornecedor de drogas de Palmas que movimentou mais de R$ 6 milhões durante as investigações. O nome dele não foi divulgado.
Jornadas turística
No próximo dia 4 de julho no Cine Teatro Iguaçu em Jacarezinho, o secretário Márcio Nunes (Turismo) faz a jornada turística do Norte Pioneiro que, entre outras atividades, terá oficinas roteirização, teorização, marketing, infraestrutura, turismo na escola.
“Esmola não é dignidade”
A Câmara Municipal de Cascavel aprovou o projeto que cria o programa “Esmola não é dignidade” para desenvolver ações e conscientizar a sociedade sobre as pessoas em situação de rua. O projeto também pretende orientar a população a ajudar de outras formas, e não doar diretamente o dinheiro para quem vive nestas condições.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.