Coluna ADI 28/04/2021

(Foto: Reprodução)

Surpresa e decepção
A Frente Nacional de Prefeitos avaliou com “surpresa e decepção” a decisão da Anvisa de vetar a importação da vacina russa Sputink V para o Brasil. O consórcio de prefeitos esperava a deliberação da compra de 30 milhões de doses do imunizante. “O consórcio, agora, se prepara para reavaliar os termos da negociação contratual à luz dos pontos indicados pela agência reguladora, em busca de uma solução que acelere o calendário de imunização das cidades brasileiras”, diz a FNP em nota.

Posse
O deputado federal Valdir Rossoni assumiu, nesta terça-feira, 27, seu segundo mandato como deputado federal, em Brasília, na vaga deixada por Schiavinato, vítima da covid-19. Rossoni vai ter 16 meses para solidificar o mandato, se deseja disputar a reeleição, mas existe a possibilidade dele tentar a vaga para deputado estadual.

Aeroportos
Leiloados no último dia 7, quatro aeroportos do Paraná (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) devem receber as primeiras obras previstas em edital a partir de 2022. Até lá, o grupo CCR Aeroportos, que arrematou 15 aeroportos dos blocos Sul e Centro, terá pela frente uma série de trâmites burocráticos para assumir completamente a operação dos locais.

Repasse
O Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) vai repassar R$ 20 milhões ao cofre do Estado para auxiliar no enfrentamento aos efeitos da pandemia da Covid-19 no Paraná. O anúncio do repasse foi feito pelo presidente do TC-PR, Fabio Camargo, ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).

Calamidade pública                                                                                                                                              
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou dois projetos de decreto legislativo que reconhecem a ocorrência de estado de calamidade pública em 44 cidades do Paraná. A matéria avançou após receber votos 46 favoráveis e três contrários. O pedido dos municípios é para a renovação da situação de calamidade até o dia 30 de junho de 2021. Cascavel, Francisco Beltrão, Santa Terezinha de Itaipu e Siqueira Campos, estão entre esses municípios.

Homeschooling
Foi protocolado  na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que institui homeschooling ou ensino domiciliar na educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para menores de 18 anos no Estado do Paraná. O projeto de lei foi assinado por 18 parlamentares em uma ação coordenada pelo deputado Márcio Pacheco (PDT).

Sem previsão
Durante reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná, o secretário de Estado da Educação do Paraná, Renato Feder, manteve a posição do governo do estado de condicionar a volta às aulas à vacinação dos profissionais de educação e não estabeleceu um prazo para que isso ocorra, dizendo não ter controle sobre os cronogramas de vacinação.

Em alta
A empresa de logística ES Logistics, de Curitiba, tem tido resultados expressivos com a importação de painéis solares. De acordo com a companhia, a decisão governamental de isenção de imposto de importação para itens do segmento ajudou a empresa a importar 33% a mais em 2020, quando comparado com 2019.

Mais Vacinas
O deputado Michele Caputo (PSDB) enviou nesta segunda-feira (26) um pedido ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando maior aporte de vacinas contra a covid-19 para Curitiba. Segundo os cálculos da secretaria, a defasagem é de pelo menos 313 mil doses em relação ao número de imunizantes enviados e previstos.  

Em queda
O Paraná registrou o menor número de novos casos de Coronavírus desde novembro na semana entre 18 e 24 de abril. Neste período, foram registradas 14.508 novas pessoas contaminadas, segundo o Boletim Epidemiológico publicado no domingo, 25, pela Secretaria da Saúde. A última vez que o patamar  de casos esteve abaixo da casa dos 15 mil foi na semana de 1.º a 7 de novembro de 2020, quando foram registrados 11.151 casos.

Censo
Com a confirmação do governo federal de que o Censo Demográfico está, mais uma vez, cancelado, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reitera que a medida, além de descumprir a legislação, prejudica a aplicação de recursos e a construção de políticas sociais no país, afetando, portanto, toda a população brasileira. O Censo é a mais importante radiografia do Brasil, e os indicadores demográficos e socioeconômicos produzidos orientam investimentos e subsidiam políticas implementadas pelas três esferas de governo.

Infraestrutura                                                                                                                                            
O deputado federal Pedro Lupion (Democratas) e o Chefe da Casa Civil Guto Silva estiveram reunidos no início da semana no Palácio Iguaçu em Curitiba. A pauta do encontro foi sobre o tema infraestrutura para municípios do Estado do Paraná e também para o Norte Pioneiro.

Colégios no NP
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou a conclusão das obras de seis dos oitos colégios estaduais de sete cidades do Norte Pioneiro. Os investimentos somam mais de R$ 4,5 milhões. “São investimentos que mostram que mesmo com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia, o Paraná não para de investir em educação. Quando essa crise sanitária passar, estudantes e professores terão espaços novos e modernos para aprender e ensinar”, enfatiza.

Igrejas                                                                                                                                                      
De acordo com levantamento do instituto, realizado entre 12 e 16 de abril, 55% dos brasileiros são contrários à abertura de igrejas na pandemia. Foram ouvidos 2.176 eleitores, por meio de entrevistas pessoais e telefônicas. No começo de abril, o Supremo Tribunal Federal, por 9 votos a 2, manteve a proibição de cultos e missas presenciais na pandemia.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *