13ª Meia Maratona das Cataratas acontece no dia 20 de março

Muito mais do que uma experiência esportiva, correr a 13ª Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), é a oportunidade de participar de uma das provas mais bonitas do planeta, realizada no dia 20 de março em meio às belezas do Parque Nacional do Iguaçu, patrimônio mundial da Unesco.

A prova tem como pano de fundo a imponência das Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do mundo. O atrativo é considerado uma das Sete Maravilhas da Natureza, mas é apenas uma das opções do destino, localizado na fronteira trinacional de Brasil, Paraguai e Argentina.

Para aproveitar a variedade de atrativos turísticos, culturais e gastronômicos, a dica aos participantes da Meia Maratona das Cataratas é prolongar a viagem. Isso sem falar do amplo parque hoteleiro da cidade, que oferta boas opções de hospedagem para todos os tipos de gostos e bolsos.

Entre as dicas imperdíveis está a visita ao Marco das Três Fronteiras, local proporciona uma visão espetacular da fronteira dos três países a partir do encontro dos rios Paraná e Iguaçu. Se for possível, opte por conhecer o atrativo ao entardecer. Além de proporcionar um belo pôr do sol, um show especial faz homenagem a cultura de cada um dos países da fronteira trinacional.

Como forma de incentivo, os participantes da 13ª Meia Maratona das Cataratas tem 20% de desconto na loja e no Restaurante Cabeza de Vaca, que está instalado no local. No Parque Nacional do Iguaçu, o desconto também é de 20% para todas as lojas de souvenires e no Restaurante Porto Canoas, que oferece exclusivo cardápio de sabores e temperos típicos da região.

Além de belezas naturais, Foz do Iguaçu também reserva uma das maiores obras de engenharia do mundo: a Usina de Itaipu. Construída por brasileiros e paraguaios, e recordista em produção de energia, a hidrelétrica encanta pelo seu gigantismo (a barragem tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima) e por ser vanguarda nas questões sociais e ambientais.

Três países para conhecer

Antes ou depois da Meia Maratona das Cataratas, a fronteira convida para um tour pela cultura de três povos e países. Foz do Iguaçu está colada às vizinhas Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina. Basta cruzar as duas pontes que ligam geográfica e culturalmente as Três Fronteiras.

O turismo de compras é uma dica preciosa para os nossos “maratonistas” voltarem para casa com alguns itens a mais na bagagem. Ciudad del Este é conhecida como um paraíso dos produtos importados. Lá você encontra uma ampla variedade de produtos, como eletrônicos, roupas, artigos esportivos, bebidas, perfumes, cosméticos e maquiagens. Com mais de 39 anos de presença no mercado, a Casa Nissei, por exemplo, oferece produtos das mais renomadas marcas do mundo, com a distribuição oficial de marca como Sony, Canon, Nikon, SanDisk e Casio. A cidade paraguaia ainda dispõe de parques ambientais, museus, lagos e uma excelente vida noturna, com bares, restaurantes e baladas.

No outro lado da fronteira com a Argentina, Puerto Iguazú oferece restaurantes requintados, e na tradicional feirinha da cidade, petiscos, porções e pratos tipicamente argentinos são servidos com vinho ou cerveja nacional. O município conta com cassinos que oferecem, além de jogos, diversificada programação à noite.
Para favorecer ainda mais as condições de turismo e compras nas cidades vizinhas, a cota de isenção para produtos importados trazidos pela fronteira está fixada em US$ 500. Pela cotação atual, esse valor corresponde a pouco mais que R$ 2.500.

Meia Maratona das Cataratas

Com duas opções de percurso – 21km e 8km –, a Meia Maratona das Cataratas ocorre no dia 20 de março (domingo), integralmente dentro do Parque Nacional do Iguaçu. As inscrições para esta edição já estão encerradas.

A retirada do kit para os atletas inscritos na Meia Maratona das Cataratas será no Marco das 3 Fronteiras, nos dias 18 ou 19 de março, das 10 às 22 horas. Todos os corredores precisarão apresentar comprovante de vacinação na hora da retirada do kit atleta, conforme decreto do município de Foz do Iguaçu.

Os acompanhantes que quiserem assistir à chegada dos participantes deverão adquirir o ingresso no dia da visita, nos terminais de autoatendimento do Parque Nacional do Iguaçu, localizados no Centro de Visitantes, reservando a vaga no ônibus das 7h30.
Considerada uma das corridas mais bonitas do Brasil e do mundo, a 13ª Meia Maratona das Cataratas é promovida pelo Grupo Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio). O evento tem patrocínio da loja Nissei (celulares e eletrônicos) e promoção da RPC.

Créditos fotografia:
Cataratas: Bruno Bimbato
Usina: Itaipu Binacional
Percurso: Roberto Lemos
Fachada loja: Nissei
Em frente as quedas: Marcos Labanca
Marco das 3 Fronteiras: Marcos Labanca

13ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8 km das Cataratas
Data: 20 de março de 2022 (domingo)
Local: Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu
Inscrições no site da prova:
www.meiamaratonadascataratas.com.br
Central de Atendimento ao Corredor – WhatsApp
+55 (45) 9137-3444 – wa.me/5545991373444