Aeroportos do Paraná batem recorde de passageiros no 1º semestre de 2025

Os aeroportos internacionais Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu registraram juntos mais de 4 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025, representando um crescimento de 18,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O aumento reflete a consolidação da malha aérea do Estado e a valorização do turismo regional, segundo a Motiva, concessionária responsável pelos terminais. As operações de embarque e desembarque somaram cerca de 40 mil movimentos entre janeiro e junho, sendo que o Afonso Pena respondeu por cerca de 3 milhões de passageiros e o terminal iguaçuense ultrapassou a marca de 1 milhão.

A alta na movimentação também acompanha a ampliação de voos diretos nacionais e internacionais. A Latam vai operar novas rotas a partir de outubro ligando Curitiba ao Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu a Brasília, enquanto a Gol inaugura em novembro a linha Foz do Iguaçu–Fortaleza. No cenário internacional, o Paraná conta com sete conexões diretas para países da América do Sul, como Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai. As rotas fortalecem o Estado como um destino competitivo, segundo o Viaje Paraná, por meio da articulação com companhias aéreas e ações promocionais.

O crescimento também se reflete no número de turistas estrangeiros. Mais de 22 mil visitantes de outros países desembarcaram nos dois principais aeroportos do Estado, um aumento de 58,2% em relação ao primeiro semestre de 2024. Os chilenos lideram a lista (39,1%), seguidos por argentinos, paraguaios, peruanos e americanos. Os dados reforçam a recuperação do setor aéreo e a consolidação do Paraná como destino turístico estratégico no Brasil e na América do Sul.