Alunos da 1ª edição do Ganhando o Mundo voltam do Canadá

A partir desta sexta-feira (1º), os estudantes que fizeram o intercâmbio do programa Ganhando o Mundo no Canadá começam a chegar de volta ao Brasil. Um primeiro grupo embarcou na quinta-feira (30), enquanto o último embarcará na próxima terça-feira (5). Os 100 alunos passaram um semestre letivo no país, estudando o equivalente ao ensino médio em escolas locais.

“Como o próprio nome já diz, eu de fato ganhei o mundo, um novo lar, tive uma nova família, fiz novos amigos. Foram cinco meses de muitas histórias e aprendizagem. Foi a maior e mais importante etapa da minha vida”, diz Kaio de Souza Santos. O aluno é do município de Andirá, no Norte Pioneiro, e passou o semestre estudando na escola Madill Secondary School, na província de Ontário.

Kaio retorna ao Brasil na próxima segunda-feira (4) animado com as oportunidades que ele terá aqui, depois da experiência no Canadá. “Eu anseio por um futuro brilhante”, diz. “Toda essa bagagem de aprendizado e experiência com certeza vai se refletir no meu futuro e abrir muitas portas”.

A aluna Beatriz Sofia Carrião, que retorna ao Brasil no último grupo, diz ter adquirido e aprimorado diversas competências durante o intercâmbio. “Grande parte do que eu desenvolvi foi o meu inglês, o que me ajudou bastante. Também acho que desenvolvi muitas habilidades sociais e de controle financeiro, porque é a gente que tem controlar nosso próprio dinheiro. Ganhei muito mais independência”, conta.

As aulas na escola Mitchell District High School, na província de Ontário, foram uma de suas experiências preferidas. “Tive aulas de Ciências Sociais e de Teatro, que eram duas aulas que eu queria muito ter”, diz.

Ela está animada para compartilhar tudo o que aprendeu com seus professores e colegas de escola, no município de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. “Estou bem esperançosa para poder levar um pouco do conhecimento que tive aqui para a minha escola, porque acho que só tem o que acrescentar”.

SEGUNDA EDIÇÃO — Os 100 alunos selecionados para a segunda edição do programa Ganhando o Mundo embarcarão para a Nova Zelândia (Oceania) no fim de julho. Nesta semana, eles estiveram em Curitiba para participar de uma experiência imersiva de preparação para o intercâmbio e foram parabenizados pelo governador.