Amop, 52 anos de luta em favor do Oeste do Paraná

Criada em 1969, com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico, social e administrativo dos municípios de sua área de abrangência, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) completa hoje 52 anos de fundação.

Durante todos estes anos, a entidade permanece sendo referência estadual e nacional em lutas municipalistas.
Inicialmente, a intenção dos prefeitos fundadores em edificar essa entidade partiu do interesse de pavimentar a principal rodovia da região, a BR 277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu, que na época era de chão batido. Em seguida outras lutas vieram, umas conquistadas e outras ainda permanecem como desafio.

Com o passar dos anos, a Amop consolidou-se como centro de excelência na prestação de serviços aos 54 municípios associados, o que a configura como maior entidade municipalista do Paraná.

A Amop assumiu o legado da extinta Assoeste e em seu lugar criou uma das mais bem-sucedidas iniciativas da história da educação regional, o Departamento Pedagógico. Ele foi o responsável pela instituição de uma ferramenta preciosa tanto para alunos, quanto pais e professores, o Currículo Básico das Escolas da Rede Pública Municipal.

A entidade municipalista atua também na área de planejamento e projetos, com uma estrutura composta por profissionais de excelência na prestação de serviços aos Municípios associados.

A entidade se destaca também no âmbito cultural. Foi pioneira em organizar um grande evento que celebra os talentos musicais regionais, o Fermop (Festival de Música dos Municípios do Oeste do Paraná), o Prêmio Amop de Jornalismo, que incentiva e reconhece a produção jornalística regional, o concurso Miss e Mister Terceira Idade, a outorga dos títulos de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, de Benfeitor do Oeste e Amigo do Oeste e torneios esportivos.

Dia a dia, a entidade continua sua luta pela chama do municipalismo, no sentido de fortalecer a liberação de recursos para quem realmente precisa e fazer valer a força do associativismo.

Informações assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *