Assembleia Legislativa debate projetos para combater a adultização infantil no Paraná

A deputada estadual Maria Victoria (PP) manifestou, nesta terça-feira (12), apoio aos Projetos de Lei nº 597/2025, de autoria da deputada Mara Lima (Republicanos); nº 599/2025, do deputado Tito Barichello (União Brasil); e nº 594/2025, do deputado Ricardo Arruda (PL), que visam combater a adultização infantil no Estado. As proposições foram protocoladas nesta semana e serão analisadas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O tema foi abordado também durante a reunião da Frente Parlamentar da Primeira Infância, coordenada por Maria Victoria. As propostas preveem ações educativas, reforço na fiscalização e endurecimento das penalidades, além de medidas para prevenir a exposição precoce de crianças a conteúdos, comportamentos e responsabilidades inadequados à faixa etária.

A parlamentar destacou que o avanço das redes sociais e da cultura digital demanda atualização das políticas públicas e da legislação vigente. “A infância não pode ser palco para likes, nem produto para algoritmos. Precisamos rever as normas para que acompanhem a realidade das novas mídias e garantam segurança às nossas crianças”, afirmou Maria Victoria.