Audiência pública debate sobre os desafios do transporte público de Curitiba
O modelo do transporte público que será empregado por Curitiba nas próximas décadas foi discutido nesta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa do Paraná durante a audiência pública “O futuro do Transporte Coletivo de Curitiba: rumos e desafios”. O encontro reuniu sindicalistas, estudiosos, políticos e especialistas no tema para debater soluções para ampliar a utilização e como aumentar a qualidade do serviço. O proponente do encontro, deputado Goura (PDT), lembrou que o contrato do transporte coletivo da capital se encerra no ano que vem e uma nova licitação deve ser realizada. Para o parlamentar, este é o momento para discutir uma nova modelagem e de que forma ele vai funcionar.
Segundo o deputado, o sistema de transporte público de Curitiba deixou de ser um exemplo e passa por um momento de estagnação, perdendo passageiros a cada ano. Goura lembrou que em 2010 os ônibus de Curitiba transportaram 23 milhões de passageiros. Em 2024, este número caiu para 9,3 milhões. A última licitação para concessão do transporte público da capital paranaense foi realizada em há 14 anos.
O sistema de transporte público de Curitiba é integrado a 15 municípios da região metropolitana, com mais de 60 linhas de ônibus. Já a capital possui mais de 250 linhas. De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão responsável pela gestão do transporte público na RMC, o número de usuários caiu em torno de 28% nos últimos sete anos. Em 2022, a média registrada foi de 62,9 milhões de passageiro. Em 2015, este número ultrapassava os 87,5 milhões de usuários do serviço.
A queda de usuários em Curitiba e Região Metropolitana segue uma tendência nacional. De acordo com dados publicados no Anuário 2022-2023 da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, o declínio em todo o país chegou a quase 25%. De acordo com o levantamento, a diminuição chegou a 24,4% entre 2019 e 2022.