Bolsonaro mudou visão de investimentos da Itaipu, diz Giacobo

O deputado federal Fernando Giacobo (PL) destacou nesta segunda-feira, 4, o que chamou de “mudança da visão” de investimentos da Itaipu Binacional voltada para Foz do Iguaçu e o oeste do Paraná desde 2019. “O  convênio assinado no final do mês de junho com a prefeitura de Foz do Iguaçu, de R$ 4,5 milhões para ações ambientais, é mais um exemplo da missão determinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL)”, disse.

“Eu sempre defendi essa mudança e lembro que desde 2017 fizemos essa gestão junto ao governo do ex-presidente Michel Temer e agora com o presidente Bolsonaro uma série de obras de infraestrutura pelas quais lutamos por um bom tempo, estão sendo realizadas ou concluídas”, completou Giacobo que participou da assinatura do convênio entre a Itaipu e a prefeitura.

Giacobo listou entre as obras, a construção da segunda ponte e da perimetral leste, a reforma e ampliação do aeroporto internacional, a iluminação dos trechos urbanos da BR-277 entre Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu e a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469). “Lutamos por um tempo para viabilizar essas obras e hoje temos esses investimentos da Itaipu Binacional que chegam a R$ 2,5 bilhões em Foz do Iguaçu e no Oeste do Paraná”, disse o deputado.

Crescimento – “Temos hoje um aeroporto de ponta, internacional mesmo, capaz de receber voos de outros países pelo tamanho da sua pista  e pela revitalização completa do seu terminal com fingers e uma estrutura moderna.Isso tem uma história do qual participamos desde 2017 e esse convênio assinado agora em  junho é também uma realidade porque Itaipu Binacional está fazendo a sua parte diretamente com a sociedade de Foz do Iguaçu”, disse.

Outra bandeira histórica levantada por Giacobo é a implantação da Perimetral Leste, uma via de 15 quilômetros que ligará as BRs 469 e 277. “Essa é outra briga nossa que vem desde 2015 e pouca gente acreditava que seria viabilizada. Outra obra custeada pela Itaipu, que vai ajudar a desviar o trânsito de cargas pesadas da área central e turística da cidade e resultará no novo acesso rodoviário à segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai”.

A perimetral leste, segundo Giacobo, é um novo marco para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. “Vai balizar o crescimento de Foz para a região leste. Na perimetral ainda será instalado o porto seco e a prefeitura, junto ao Dnit, já tem aprovada as interseções, as ligações para região leste a partir da Avenida República Argentina. Também teremos mais dois viadutos nos cruzamentos da República e da Avenida Felipe Wandscheer”, explica Giacobo.