Brasil abre 400 mercados abertos em 2,5 anos
O agro brasileiro alcançou a 400ª abertura de mercado ao habilitar exportações de carne bovina com osso e miúdos para as Filipinas, que em 2024 compraram mais de US$ 1,5 bilhão do Brasil. Em 2,5 anos, o país chegou a 400 aberturas e ampliou o acesso em cerca de 200 mercados previamente conquistados, reforçando a imagem de fornecedor confiável com sanidade e sustentabilidade. “Cada novo mercado é uma vitória do produtor brasileiro”, disse o ministro Carlos Fávaro, destacando a atuação conjunta de Mapa, MRE, MDIC e ApexBrasil.
Entre as aberturas recentes e nichos emergentes estão sorgo e gergelim para a China (potencial de US$ 35,65 milhões e US$ 142,63 milhões), farinha de aves para a Indonésia (US$ 17 milhões em 2024), carne bovina para México e Vietnã (US$ 214,32 milhões e potencial de US$ 183 milhões), carne suína para México e República Dominicana (US$ 102,06 milhões e US$ 31,56 milhões), algodão para o Egito (US$ 56,01 milhões) e abacate Hass para o Japão. No 1º semestre de 2025, o agro exportou US$ 82,8 bilhões; itens menos tradicionais cresceram 21%, impulsionados por 40 adidos em 38 países e 110 missões internacionais desde 2023, em linha com o que ressalta o secretário Luís Rua.
