Brasil concilia agricultura e preservação, garante pesquisador

A agricultura brasileira enfrenta o desafio de produzir e preservar ao mesmo tempo, ou seja, ser sustentável. Essa é a percepção do pesquisador e escritor Evaristo de Miranda, durante a palestra “Produzir e Preservar” realizada no Encontro Estadual de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP.

“O Brasil e o Paraná são sustentáveis? Existem várias razões para responder que sim. Do ponto de vista econômico, atravessamos uma pandemia que bagunçou o mercado, veio conflito da Ucrânia, sanções contra a Rússia e o Brasil não parou de crescer. Mais do que isso, diversificamos nossa exportação nesse período”, afirmou Miranda.

De acordo com o pesquisador, quem garante o superávit na balança comercial do Brasil é o agronegócio, que pouco importa e muito exporta. Apenas o complexo soja responde por 30% da lista de itens de exportação do país. A esse dado soma-se outra questão importante: 75% dos produtores de soja têm menos de 100 hectares de área de imóvel. Além disso, 90% dos sojicultores brasileiros são pequenos e médios, o que derruba o mito do agronegócio com o modelo dos grandes latifúndios.

Matéria completa AQUI