Cascavel conquista o maior índice de reciclagem do Oeste Paranaense

O PTI – Parque Tecnológico da Itaipu Binacional apresentou no 6° Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos – Conresol, ocorrido entre os dias 23 a 26 de maio, o novo Caderno da Reciclagem, importante documento de análise sobre as ações das cidades paranaenses no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos.

O Município de Cascavel ficou em primeiro lugar entre os municípios do Oeste, no valor global para reciclagem de papel, plástico e vidro seguido pelos Municípios de Marechal Cândido Rondon e Itaipulândia.

O Ecoponto Melissa, onde opera a cooperativa Caremel, também foi premiado, levando o prêmio de Destaque Inovar, em reconhecimento ao programa Bazar Solidário.

A publicação é resultado de análise de dados no período entre 2019 e 2022 organizado pelo PTI – Parque Tecnológico de Itaipu.

“Esse cenário demonstra que o Município de Cascavel apresenta a governança do assunto Reciclagem nos pilares que norteiam a gestão dos resíduos sólidos aliadas às práticas ambientais e sociais”, explicou a Engenheira Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Keila Kochem.

“O resultado expressa um avanço do Município de Cascavel na sustentabilidade, através do programa Sustentar, com a habilitação de Cooperativas/associações de catadores nos Ecopontos Municipais para exercerem seus trabalhos tão importante para o meio ambiente e sociedade”, destacou a Gerente da Divisão de Resíduos Sólidos, Eliana Lisboa Veloso.

“Nosso objetivo é aumentar a cada ano que passa o índice de reciclagem, através dos trabalhos de educação ambiental para despertar a sensibilização e colaboração da população na separação e destinação dos resíduos gerados, com intuito de preservar o meio ambiente e gerar renda aos cooperados!”, concluiu.

“Graças ao trabalho de todos: trabalhadores dos Ecopontos, Poder Público e principalmente aos cascavelenses que diariamente compreendem a importância do cuidado e a preservação do Meio Ambiente, em especial, a destinação correta dos resíduos gerados. Esse trabalho não pode parar, se queremos ter os recursos naturais a nosso favor”, enfatizou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth.

Matéria e foto: PMC