Cida e Greca no Jardim de esculturas de João Turin

Com o prefeito Rafael Greca, a ex-governadora Cida Borghetti conheceu nesta quinta-feira (7) o Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin, localizado no Parque São Lourenço, em Curitiba. Na governadoria, Cida assinou um convênio com a prefeitura e repassou de R$ 1,4 milhão para o projeto com recursos da Copel, via Lei Rouanet.

“Muito feliz em ter em ter contribuído para que Curitiba ganhasse mais um espaço de cultura e um belíssimo cartão postal. Um ambiente aberto para a população num dos parques mais bonitos da cidade”, disse Cida.

O Memorial será uma área permanente de exposições de obras de João Turin, ícone do Movimento Paranista, criador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e considerado precursor da escultura no estado. Nasceu em Morretes, em 1878, e morreu em 1949.

Entre as esculturas estão 15 já instaladas e mais 78 esculturas originais do acervo do Museu Oscar Niemeyer que serão expostas futuramente.

O local vai ter ainda teatro, galeria de arte, centro de criatividade, ateliê de esculturas, um memorial dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná, capela em memória às vitimas do covid-19. Uma loja da rede #CuritibaSuaLinda e um café também estarão entre os espaços.

Também participaram da visita a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro, o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Marino Júnior e o cônsul Geral da Argentina, Pedro Marota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *