Como descomplicar a importação será tema de capacitação empresarial da Fiep

Representantes de indústrias alimentícias, do agronegócio, automotivas, farmacêuticas e químicas terão a oportunidades de conhecer mais sobre o passo a passo da importação de produtos químicos e regulados numa nova capacitação promovida pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná (CIN/PR).

O evento online, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, das 14 horas às 17 horas, será transmitido pela plataforma Teams. O objetivo é capacitar os participantes com conhecimentos técnicos necessários sobre teoria, prática e processos de importação, além de tratar dos requisitos regulatórios necessários para importação de químicos e produtos regulados.

Podem participar industriais, profissionais, empresários, consultores e estudantes que atuam na área de comércio internacional e desejam iniciar ou atualizar seus conhecimentos sobre os processos de importação nesta área.

Facilitador

O facilitador será Rafael Zannin. Especialista em importação, atua há mais de 15 anos no comércio exterior. É mestre em gestão de risco de processos de importação no Estado do Paraná pelo Instituto Lactec, pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas (Isae-FGV) em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, pós-graduado na UFPR em Gestão de Projetos e formado em Relações Internacionais pela Faculdade Curitiba. É empresário e proprietário da Latin America Chemicals, empresa especializada em procurement e negócios internacionais na área de químicos e ingredientes alimentícios. Aplicou várias melhorias na gestão de processos, aprimoramento das operações, melhorias na gestão de custos e logística.

As inscrições vão até dia 8/11, podem ser feitas aqui, e as vagas são limitadas. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail camilla.bonnevialle@sistemafiep.org.br  ou pelo whatsapp (41) 3271-9109.

PROGRAMA:

  1. Iniciando uma Importação

– Pedido internacional;

– Modais;

– CE Mercante;

– INCOTERMS;

– Responsabilidade dentro das INCOTERMS;

– Classificação fiscal (NCM).

  1. Documentos necessários

– Documentos emitidos pelo transportador;

* conhecimento de Transporte

– Documentos da importação:

* fatura proforma;

* fatura;

* packing list (ou Romaneio);

* certificado de fumigação;

* especificação técnica, COA;

* certificado de Origem;

* LI (Licença de Importação);

* DI (Declaração de Importação);

* CI (Comprovante de importação).

  1. Tributos, câmbio e custo

– Nova regulamentação MAPA – Fumigação

  1. Tributos, câmbio e custo

– Despesas aduaneiras;

– Cálculo de impostos, II, PIS/COFINS e ICMS;

– Câmbio;

– Gerando custo de importação (simulação)

Fonte: Agência Fiep