Curitiba zera ocupação de leitos UTI para pacientes com covid-19
Depois de mais de dois anos do início da pandemia da covid-19, Curitiba registrou na terça-feira (12) o primeiro dia sem pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) destinadas ao atendimento de casos graves da doença.
“Hoje, Curitiba celebra mais um avanço importante para superarmos a pandemia. Pela primeira vez, em dois anos, não temos pessoas com quadros graves da covid-19 nas nossas UTI’s, reflexo de todo o bom atendimento dos nossos profissionais da Saúde e da massiva vacinação dos curitibanos”, comemorou o prefeito Rafael Greca.
Nos momentos mais críticos da pandemia, a cidade chegou a ter 548 leitos de UTI ativados pelo SUS Curitibano para internamento de pacientes com sintomas respiratórios graves. Curitiba reduziu em 97% a necessidade desses leitos e hoje estão ativos 15, com 0% de ocupação.
Entre os leitos de enfermaria para pacientes com covid-19, atualmente 50 estão ativos, com uma ocupação de 8%. Há 46 leitos vagos.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.
Tribuna PR