DIA C: No Paraná, evento será celebrado com uma feira virtual chamada de Dia C Expo PRCoop

Pelo segundo ano consecutivo, a celebração do Dia de Cooperar (Dia C) no Paraná acontecerá de forma não presencial, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, ou seja, apenas eventos on-line, sem aglomeração de pessoas. E, mais uma vez, de forma inovadora, a organização do evento decidiu realizar neste ano uma feira virtual, batizada de Dia C – Expo PRCoop, no mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho, neste ano em 3 de julho, com abertura oficial às 13h30 e muitas outras atrações culturais e artísticas.

Alinhamento – Com o objetivo de apresentar todas essas as novidades que irão compor as celebrações do Dia C no Paraná em 2021, foi realizada, na última terça-feira (08/06), uma reunião virtual de alinhamento com todos os representantes das cooperativas paranaenses. As atividades foram conduzidas pela analista técnica da gerência de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR e coordenadora do Dia C, Fabiane Ratzke, e pelo coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, e com as participações do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e do coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, Humberto Bridi. A reunião contou com a participação de 105 profissionais de cooperativas das mais diferentes áreas de atuação.

Superação – Ao abrir o evento, Boesche lembrou que o Dia C é um programa muito importante, em especial neste momento que estamos vivenciando desde 2020 com a pandemia da Covid-19. “É um momento de superação e precisamos sermos ainda mais solidários com o próximo, nos doando neste momento de vulnerabilidade social. O importante é que cada cooperativa já tem traçado seu planejamento de ações para 2021 dentro do Dia C. Queremos cada vez mais unificar todo este movimento, para que ele possa ser uma alavanca de transformação das pessoas, das comunidades e assim fortalecer esta iniciativa do cooperativismo brasileiro que é o Dia de Cooperar”, destacou.

Pessoas impactadas – Fabiane lembrou que 2020 foi um ano marcado pela solidariedade, pelo respeito e cuidado com o próximo. “Cooperativas de todo o Estado se mobilizaram para amenizar as dores das suas comunidades. Realizamos uma grande corrente do bem que impactaram milhares de vidas”. Segundo ela, “o Dia C reuniu 212 cooperativas paranaenses dos sete ramos, que realizaram 635 ações, com 59.267 voluntários, impactando mais de 900 mil beneficiados e que envolveram cerca de R$ 20 milhões em investimentos. Dentro das ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foram 429 ações com foco em saúde e bem-estar, 130 na erradicação da pobreza, 97 no fome zero e agricultura sustentável e 31 ações na redução das desigualdades. E agora a meta é darmos continuidade a todas essas ações neste ano, fazendo a diferença na construção e transformação de um mundo melhor para todos”, frisou.

Exposição virtual – Durante todo sábado, no dia 3 de julho, além de participarem do evento de abertura, todas as pessoas que se inscreverem no portal do Dia C Expo PRCoop poderão navegar de forma lúdica por diversos espaços da feira virtual, visitando os estandes do Sistema Ocepar, das cooperativas e outras entidades parceiras. Nesses espaços, poderão interagir assistindo vídeos e conhecendo um pouco mais o que cada cooperativa está realizando de ação para o Dia de Cooperar em 2021. Também haverá uma programação ao vivo no sábado, com diversas atrações culturais e artísticas, cuidadosamente escolhidas para este dia tão significativo para o cooperativismo. A proposta foi muito recebida pelos participantes. “Muito legal pensar em inovações neste formato de eventos digitais. Algumas feiras utilizam esse modelo é realmente é uma experiência diferente. Da um dinamismo bem bacana para o Dia de Cooperar”, destacou João Sadao Morh da Cocamar.

Agro Fraterno – Também foi detalhada a iniciativa que o Sistema OCB participa, juntamente com CNA/Senar e Instituto Pensar Agro (IPA), na realização do movimento Agro Fraterno, que pretende arrecadar alimentos para famílias mais necessitadas atingidas pela grave crise gerada pela pandemia da Covid-19. “Todas as cooperativas que doaram alimentos desde o início de 2021, pode inscrever essas ações tanto para o Dia C, como também no site do Agro Fraterno e não precisa ser apenas doações de cooperativas do ramo agro. Podem se inscrever nas duas iniciativas, Dia C (https://diac.somoscooperativismo.coop.br/) e Agro Fraterno (www.agrofraterno.com.br), cooperativas das áreas de saúde, crédito, transporte, infraestrutura, consumo e trabalho bens e serviços. A ideia é somar essas ações nos dois movimentos e mostrar a força do cooperativismo paranaense nesta corrente do bem”, lembrou Milléo.

Sistema Ocepar