Eleições 2026: calendário eleitoral definido pelo TSE

A corrida eleitoral para 2026 já tem seu cronograma definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições gerais acontecerão no dia 4 de outubro, em primeiro turno, com eventual segundo turno marcado para 25 de outubro. A partir de 6 de julho, os pré-candidatos já podem iniciar a divulgação de seus nomes em redes sociais e participar de entrevistas, desde que não haja pedido explícito de votos.

O registro das candidaturas deve ser realizado até as 19h do dia 15 de agosto, último prazo legal para que os partidos oficializem seus concorrentes aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital. Já a propaganda eleitoral só poderá começar oficialmente a partir do dia 16 de agosto, incluindo inserções no rádio, na televisão e na internet, além da distribuição de materiais impressos e realização de comícios.

Até lá, a Justiça Eleitoral cumpre uma série de etapas fundamentais, como o fechamento do cadastro de eleitores em 8 de maio e a convocação de mesários e definição das seções eleitorais. No dia 20 de julho, inicia-se o período para realização das convenções partidárias, quando as legendas escolhem formalmente seus candidatos e coligações. As convenções devem ser concluídas até 5 de agosto.

Todas essas regras estão previstas na Lei nº 9.504/1997, que organiza as eleições no Brasil, e são complementadas por resoluções do TSE. O calendário oficial pode ser consultado no site do tribunal, na seção Calendário Eleitoral, onde também estão disponíveis as atualizações normativas e orientações para partidos, eleitores e candidatos. O TSE reforça que o cumprimento dos prazos é essencial para a legalidade e transparência do processo democrático.