Elizabeth prefeita de Ponta Grossa

Com 52,38% dos votos válidos, a Professora Elizabeth (PSD) venceu Mabel Canto (PSC) e se tornou a primeira mulher eleita prefeita de Ponta Grossa. A cidade dos Campos Gerais foi a única cidade do Paraná que teve disputa em segundo turno e o único município do Brasil com o pleito decidido entre duas mulheres.

Atual vice-prefeita de Marcelo Rangel e apoiada pelo governador Ratinho Junior, Professora Elizabeth esteve na frente em todas as atualizações dos votos válidos. A apuração das urnas foi encerrada às 18h20. Mabel encerrou com 47,6% dos votos.

A vitória de Elizabeth ainda pode ser considerada uma virada já que Mabel Canto contou com 37,27% dos votos, acima dos 31,15% da pdetista.

O triunfo sela a consagração do PSD (Partido Social Democrático) no Paraná. A legenda foi a grande vitoriosa nas Eleições 2020 e conquistou 129 das 399 prefeituras. A sigla termina o atual pleito com crescimento de 360% em relação às 28 vitórias municipais em 2016.

O segundo partido com mais prefeituras no Paraná foi MDB (Movimento Democrático Brasileiro), com 28 prefeituras. PSL (Partido Social Liberal), com 24 cidades, e DEM (Democratas), com 23, fecham o pódio.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ponta Grossa teve 239.611 eleitores estão aptos a votar. O domingo das eleições foi marcado pela tranquilidade. Conforme o relatório divulgado pelo TRE, apenas uma pessoa foi encaminhada após ter tirado foto da urna. O ato é caracterizado como violação do sigilo de voto.

O efetivo da segurança contou com 314 agentes. Foram 237 policiais militares e 77 guardas municipais espalhados pelas seções eleitorais.

Paraná Portal/Foto divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *