Fecomércio homenageia empresários e personalidades paranaenses

A Fecomércio PR, em comemoração ao Dia do Comerciante, realizou nesta sexta-feira (15/07), a 15ª edição do prêmio Guerreiro do Comércio. A premiação reuniu em Curitiba mais de mil empresários e convidados para a entrega do troféu Guerreiro do Comércio e da Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná.

Neste ano foram homenageados 48 empresários de diferentes regiões do estado, indicados por seus respectivos sindicatos empresariais filiados à Fecomércio PR. A indicação segue critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt, destacou a perseverança e dedicação dos homenageados na condução de seus negócios, sobretudo nestes últimos anos de pandemia. “Os guerreiros do comércio formam um grupo privilegiado, que se destaca no universo de mais de 500 mil empreendedores do setor terciário. São guerreiros porque enfrentam todos os dias o desafio de acelerar o seu negócio, incrementar vendas, desenvolver a gestão, aprimorar seus colaboradores e fidelizar clientes”, salientou.

O chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega, reforçou a integração entre a Fecomércio e o Governo na promoção de soluções para o comércio. “As celebrações desta noite, de iniciativa da Fecomércio PR, são recebidas com muita alegria por nós, gestores públicos, que temos caminhado junto com o setor, em parceria desta Federação que tem sido uma das mais relevantes e importantes, atuando como uma ponte direta entre o Governo do estado, empresários e comerciantes do Paraná, sobretudo nos últimos 18 anos”, afirmou Ortega.

Comenda
Além dos empresários, três personalidades receberam a Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, a mais alta honraria da Fecomércio PR, concedida em 74 anos de existência da instituição a apenas 32 pessoas. Os agraciados com a comenda foram o artista Luiz Gagliastri; a advogada Marilena Indira Winter, primeira mulher a ser eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB Paraná), e o empresário Paulo Hermínio Pennacchi.

A presidente da OAB Paraná discursou em nome dos homenageados com a comenda. “Esse é um momento muito especial na minha vida. Sinto-me honrada de estar aqui para receber essa comenda. É grande também a minha responsabilidade de falar em nome dos demais homenageados que se fizeram tão merecedores dessa honraria, assim como os 48 guerreiros e guerreiras do comércio. Minhas palavras nesta noite são de genuína gratidão, mas possivelmente insuficientes para expressar o impacto de receber tamanho reconhecimento de uma instituição com a relevância do sistema Fecomércio para toda a sociedade paranaense”, afirmou Marilena Winter.

Compuseram a mesa de autoridades, o homenageado Paulo Hermínio Pennacchi; Marilena Indira Winter; o desembargador federal João Pedro Gebran Neto; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; o deputado federal Rubens Bueno; o secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt; o deputado federal Ricardo Barros; o comandante da 5ª Região de Exército, general Fábio Bevenutti Castro; o desembargador Paulo Roberto Vasconcellos; o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC), Alaídes Francisco de Oliveira; o coordenador do G7 e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Fernando Maurício Moraes, e o artista Luiz Gagliastri. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre eles, o vice-governador do Paraná, Darci Piana.