Foz do Iguaçu vai entregar Ordem das Cataratas a Silva e Luna

O general Joaquim Silva e Luna, presidente da Itaipu, será agraciado com a Ordem das Cataratas, denominada de Grã-Cruz, pela relevância dos serviços prestados a Foz do Iguaçu, conforme prevê o decreto do prefeito Chico Brasileiro publicado nesta quarta-feira, 24, no Diário Oficial do Município. A entrega da condecoração ainda não tem data marcada e vai depender da agenda de Silva e Luna

“O general Joaquim Silva e Luna vai se despedir em breve de nós para assumir a cadeira da presidência da Petrobras em uma missão confiada pelo presidente Jair Bolsonaro. Tenho a certeza que o desempenho à frente da Itaipu Binacional será o mesmo na maior petrolífera do mundo. Outra certeza é que teremos este ‘iguaçuense’ por adoção, que veio morar na nossa cidade, e que essa ligação fraterna vai se perdurar por um bom tempo na vida e no cotidiano de Foz do Iguaçu”, disse Chico Brasileiro.

O prefeito destacou, que mesmo num curto período de dois anos, Silva e Luna deixa um legado de obras e ações em Foz do Iguaçu, na região Oeste e no Paraná. “Os estão transformando Foz do Iguaçu numa cidade mais humana, sustentável e justa para seus moradores. E também para os turistas que vêm conhecer as Cataratas do Iguaçu, a usina de Itaipu, além de outros atrativos que cada vez mais se diversificam nesta região trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina”.

Parceria – “Com uma gestão austera e enxuta, a usina de Itaipu mudou sua estratégia de ação na região e investiu R$ 2,5 bilhões em grandes obras de infraestrutura e outras tão necessárias. Desse montante, a maioria das obras e investimentos estão em Foz do Iguaçu, passam da casa de R$ 1,2 bilhão e serão entregues neste ano e em 2022. Esta parceria da Itaipu entre a prefeitura e os governos estadual e federal, representa 21 dos 31 projetos investidos pela usina na região”

Chico Brasileiro disse que as obras, na maioria estruturantes, vão mudar a configuração urbana de Foz Iguaçu. “O general Silva e Luna e toda a sua equipe da Itaipu abraçaram as demandas que têm proporcionado uma guinada histórica na cidade ao firmar essas parcerias para a construção de pequenos, médios e grandes projetos muito importantes”.

Aponta ainda a licitação da construção do hemonúcleo e do laboratório de medicina tropical e em contratação, o centro integrado de segurança, a atualização tecnológica do hospital municipal Germano Lauck e o estudo de viabilidade técnico do ramal ferroviário entre Foz do Iguaçu e Cascavel. “Outras obras já estão em projetos executivos: o Complexo Beira Foz, avenida que margeia o rio Paraná, a pista de atletismo e as reformas das delegacias da mulher e do turismo, e do instituto de identificação”.

“O general Joaquim Silva e Luna nos fará falta da convivência diária, mas continuará como exemplo de um gestor comprometido com a nossa cidade e levará o carinho de todos os iguaçuenses”, completou.